De acordo com a administração, atualmente o parque de iluminação pública do município tem mais de 50 mil pontos.
Uma consulta pública está aberta para a população opinar sobre o projeto de parceria público-privada nos serviços de iluminação pública de Ponta Grossa.
A estrutura do Projeto de Concessão do Sistema começou no fim do ano passado. A prefeitura tem o objetivo de leiloar os pontos para que a iluminação pública da cidade receba investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.
De acordo com a administração, atualmente o parque de iluminação pública do município tem mais de 50 mil pontos. No entanto, somente cerca de 3% são com lâmpadas de LED.
A parceria público-privada deve ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida.
Além de uma manutenção a longo prazo, que representará uma economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%.
A modernização é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente.
A expectativa inicial era de que o leilão acontecesse até o final de 2022. Agora a prefeitura prorrogou a previsão até fevereiro do ano que vem. O contrato com a Caixa Econômica Federal foi apresentado há um ano.
Segundo a prefeitura, a consulta pública vai possibilitar o debate sobre o assunto. A gestão defende que a modernização possa reduzir o impacto ambiental e melhorar a iluminação pública.
A consulta vai ficar aberta até o dia 13 de janeiro de 2023. Durante essa etapa, a comunidade vai ter acesso a documentos sobre a PPP, além de enviar perguntas e complementações.
Uma Audiência Pública também está marcada para 15 de dezembro, das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores de forma presencial com espaço para esclarecimento de dúvidas, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.
Comments