top of page
CBN Ponta Grossa

Prazo para transferir créditos do Nota Paraná para IPVA começa sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, os contribuintes paranaenses podem transferir créditos do programa Nota Paraná para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, referente ao ano de 2025. O prazo para transferência vai até o dia 30 de novembro, sem exigência de valor mínimo para resgate.


Em 2024, aproximadamente 107,3 mil veículos utilizaram créditos do Nota Paraná Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, cerca de 4 milhões de veículos tributados podem ter o IPVA pago parcial ou totalmente por meio do programa, desde que o contribuinte tenha créditos acumulados ao solicitar CPF nas notas fiscais. Esse benefício é exclusivo para o pagamento de veículos registrados em nome do contribuinte cadastrado no programa e não pode ser usado para veículos de terceiros.


No IPVA de 2024, aproximadamente 107,3 mil veículos utilizaram créditos do Nota Paraná, somando mais de R$ 6,9 milhões em transferências. Desde o início do programa em 2016, foram destinados cerca de R$ 82,5 milhões para o pagamento de IPVA.


Para fazer a transferência, o contribuinte deve acessar o site do Nota Paraná, fazer o login, ir à aba “Minha Conta Corrente” e selecionar a opção “Transferir crédito para pagamento de IPVA”. A operação é integrada ao sistema do Detran/PR, dispensando a inserção de dados como placa ou Renavam. Caso o veículo não apareça no site ou aplicativo, é possível obter ajuda pelo WhatsApp (44) 99831-9499.


O Nota Paraná devolve parte do ICMS pago nas compras feitas no varejo e oferece sorteios de prêmios mensais em dinheiro. Para acumular créditos, o consumidor deve solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal ao realizar suas compras. Os valores podem ser transferidos para uma conta bancária ou usados no IPVA. Para se cadastrar, basta acessar o site do Nota Paraná e preencher os dados pessoais na opção “cadastre-se”.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias

Comentarios


bottom of page