top of page
CBN Ponta Grossa

Prefeitura anuncia vistoria para identificar pontos vulneráveis em escolas de Ponta Grossa

Vistoria deve analisar pontos que podem facilitar acessos a estranhos como cercas, muros e portões.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou, na última sexta-feira (14), reforço em medidas de segurança para escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil do município. Entre elas, vistorias para identificar pontos vulneráveis nas instituições e monitoramento por câmera de segurança.


Ponta Grossa tem 88 escolas municipais e 68 Cmeis. A vistoria deve analisar pontos que podem facilitar acessos a estranhos como cercas, muros e portões.


O anúncio foi feito pela prefeita Elizabeth Schmidt em um vídeo publicado nas redes sociais. As medidas são necessárias diante da sensação de insegurança após os ataques a escolas como o de Santa Catarina, no início do mês.


Conforme a prefeitura, as ações visam promover medidas ágeis e eficientes para ampliar a segurança nos estabelecimentos. A gestão anunciou que as equipes da Guarda Municipal vão passar por orientações e qualificações para o atendimento a alunos e responsáveis.


Além disso, as viaturas que não estiverem em atendimentos ficarão em frente às escolas e Cmeis. A administração também afirmou que vai revisar as rotinas de segurança e os procedimentos de entrada e saída de alunos, recepção de visitantes, fornecedores e horários de liberação dos espaços.


Anunciou, ainda, a utilização de reconhecimento facial para registro de acesso. Com isso, conforme a prefeitura, os pais ou responsáveis também poderão acompanhar a frequência de seus filhos. O município também vai implantar um sistema interligado de câmeras conectando cada escola à Central de Monitoramento da Guarda Municipal.


O botão do pânico estará disponível no celular de cada professor para acionar a Guarda em caso de emergência. A prefeitura também anunciou a criação do Observatório da Criança e do Adolescente. O órgão tem o objetivo de analisar, sugerir e propor políticas públicas voltadas à infância e à adolescência em Ponta Grossa, sob a articulação da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.


O grupo terá representantes da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Núcleo Regional de Educação, Ministério Público, Juizado da Infância e da Adolescência, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa.


No início do mês, a administração já tinha anunciado ações para aumentar a segurança em escolas com a criação de um grupo especializado em segurança e patrulhamento escolar.


De acordo com a secretaria de Cidadania e Segurança Pública, os agentes percorrem as instituições e realizam de ações específicas. Na semana passada, o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou um pacote de medidas de prevenção a casos de violência nas escolas do Paraná. Entre as ações, estão reforço de policiais nos estabelecimentos e psicólogos para atender a comunidade escolar.


Durante o anúncio, o governador tranquilizou os pais e destacou que as instituições de ensino paranaenses são locais seguros. O governador anunciou, ainda, a ampliação do programa Escola Segura para 300 escolas que tenham histórico de violência.


Atualmente, o programa está vigente em 112 escolas. Com isso, 5.600 policiais militares devem atuar nos colégios paranaenses. Desse número, dois mil são de uma contratação recente da PM que concluíram o treinamento.

Comments


bottom of page