• Redação

Prefeitura de PG inclui população de baixa em programa gratuito de castração de animais

A expectativa é que 3.500 mil animais passem pelo processo neste ano.

Moradores de Ponta Grossa considerados de baixa renda foram incluídos no programa de controle populacional de cães e gatos da Prefeitura Municipal. Com a ação, os tutores poderão castrar os animais sem custos. A expectativa é que com a implantação do projeto, 3.500 mil animais passem pelo processo neste ano e o município consiga reduzir o número de cães e gatos abandonados. O investimento será de cerca de R$ 620 mil.


A população com renda de até três salários mínimos e que queira realizar a castração de animais precisa fazer um cadastro nas Unidades de Saúde que possuam Médicos Veterinários residentes em Saúde Coletiva.


Conforme a Prefeitura, cães e gatos atendidos pelo programa receberão um microchip de identificação, com código exclusivo vinculado ao tutor responsável.


Cadastro


Para fazer o cadastro é necessário apresentar cópias de RG, CPF, Comprovante de Residência do requerente, Cartão SUS e CadÚnico do requerente e o Comprovante de Beneficiário de Programa Social, preencher a ficha de cadastro juntamente com a ficha de descrição do animal e assinar um termo de autorização do procedimento cirúrgico.


Cada responsável poderá cadastrar até cinco animais para cirurgia. A prioridade é castração de fêmeas. Assim que terminar o cadastramento, os responsáveis receberão o agendamento informando a data e horário do procedimento na clínica.


Além disso, os encaminhamentos se darão por conjuntos, na quantidade e frequência demandada pela clínica. “É de inteira responsabilidade do tutor o transporte dos animais até os locais para a realização da cirurgia e para a retirada dos pontos, como também os cuidados pós-operatórios, uma atribuição dos responsáveis pelos animais”, destaca a médica veterinária, Gabriela Zibetti.


Unidades de Saúde que realizam os cadastros


Unidade de Saúde Cleon Francisco de Macedo - Vila Rubini - Paraíso

Unidade de Saúde Antero Machado de Mello - Rio Verde - Uvaranas

Unidade de Saúde Sharise Angélica Arruda - Recanto Verde - Cará Cará

Unidade de Saúde Ambrósio Bricailo- Bonsucesso

Unidade de Saúde Jamil Mussi - Sabará

Unidade de Saúde Nilton de Castro - Parque Tarobá - Cará Cará

Unidade de Saúde Antônio Schuwanzee - Sabará

Unidade de Saúde Alfredo Levandowski - Gralha Azul - Contorno

Unidade de Saúde Aurélio Grott - Los Angeles

Unidade de Saúde José Eugênio Bocchi - Jardim Carvalho