Atividades iniciam neste mês com a realização de mutirão envolvendo agentes comunitários e profissionais de saúde
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e de Atenção Primária em Saúde, está preparando um conjunto de ações de combate e enfrentamento à dengue e chikungunya.
“Com a chegada do verão, o risco de registrarmos um aumento no número de casos é maior e precisamos ficar atentos a isso. Desde o início do verão não tivemos confirmação de casos ainda, mas precisamos estar atentos e atuar na prevenção, eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Para isso, precisamos do apoio da população, principalmente retirando todo e qualquer recipiente do meio ambiente que possa transformar-se em um criadouro para o mosquito”, comenta o coordenador do Departamento de Zoonoses, Leandro Inglês.
A primeira iniciativa visando ao combate e à orientação sobre a dengue ocorrerá entre os dias 16 e 18 de janeiro, quando será realizado um evento de capacitação sobre o tema para os profissionais das Unidades de Saúde e agentes comunitários.
Na próxima terça-feira (16), médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde participam de uma reunião por videoconferência para discutir sobre o Manejo Clínico da Dengue e Chikungunya.
Na quarta (17) e quinta (18), agentes comunitários de Saúde e agentes comunitários de Endemias participam de encontro para elaborar estratégias a serem adotadas. Logo em seguida, na sexta-feira (19), será realizada a primeira ação de combate ao vetor junto à comunidade.
“A ideia é fazer durante o dia todo visitas nas residências com agentes de saúde, levando informação e orientação sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, explica Leandro Inglês.
Das Assessorias
Comentários