• Redação

Presos do Paraná já produziram 2 milhões de unidades de EPIs

São máscaras, jalecos, uniformes, escafandros, toucas e outros itens. Além da demanda interna, produção vai para forças de segurança, hospitais e prefeituras.

Presos do sistema penal do Paraná têm trabalhado para colaborar com a produção de equipamentos de proteção individual, EPIs, contra a Covid-19. A confecção de máscaras, jalecos, uniformes e outros itens dentro das unidades prisionais, que já passou de 2 milhões de unidades produzidas, é uma forma de reduzir a demanda de compra do Departamento Penitenciário, Depen e demais instituições ligadas à Secretaria da Segurança Pública, assim como a de setores da saúde e de prefeituras.


Por meio de parcerias e convênios, as instituições interessadas, incluindo forças de segurança, como Polícia Miliar e Polícia Civil, Guardas Municipais e hospitais, fornecem o tecido e o Depen a mão de obra dos presos.


Diversas prefeituras e conselhos da comunidade também disponibilizaram máquinas de costura, o que tornou possível dar oportunidade de trabalho a mais presos.


Beneficiados com a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados, os presos já costuraram dois milhões de máscaras e quase 34 mil jalecos, além de cerca de 7.800 itens para hospitais, como lençóis, pijamas, escudos faciais, toucas e sapatos descartáveis. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a produção tem grande importância por estar atendendo hospitais de referência no enfrentamento do coronavírus.


Além de reduzir a pena do preso, a confecção de itens dentro do sistema prisonal gera economia para o Estado. Para água sanitária, desinfetante, sabão para piso, sabão para roupas e álcool em gel, somente em junho, a economia permitida pela produção dentro do sistema foi de 90 mil reais. Também foram estabelecidos convênios com empresários.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: Reprodução/AEN


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011