• Redação

Procon de Ponta Grossa orienta sobre fatura de água e luz

O Órgão afirmou que tem recebido questionamentos sobre as faturas nos últimos meses.


O Procon de Ponta Grossa emitiu um comunicado, na semana passada, para orientar os consumidores sobre a leitura das contas de luz e água. O Órgão afirmou que tem recebido questionamentos sobre as faturas nos últimos meses.


De acordo com o Procon, quando não há a medição do consumo no local, as concessionárias emitem as faturas com base na média de consumo dos últimos 12 meses. Isso pode causar aumento nos valores cobrados.


No início da pandemia do novo coronavírus, a Sanepar calculou as faturas pela média dos cinco meses anteriores. Mas desde abril a leitura presencial dos hidrômetros foi retomada. Segundo a concessionária, a medição deixa de ser feita somente em casos excepcionais, como a dificuldade de acesso às casas.


Já a Copel não interrompeu a leitura do consumo de luz nas casas em que o medidor é externo. De acordo com a Companhia, caso o medidor seja interno, o proprietário pode decidir se deixa o funcionário entrar para realizar a leitura.


Conforme as concessionárias, os clientes que considerarem que a fatura realizada pela média ficou acima do consumido naquele mês podem solicitar análise e retificação da leitura.


O Procon orienta que os consumidores realizem a própria leitura dos registros e encaminhem às concessionárias caso não haja a medição feita pelos funcionários no local.


Copel e Sanepar orientam consumidores


A Sanepar afirma que a leitura vem sendo realizada e que a diferença no valor cobrado pela média dos últimos cinco meses não se trata de um erro. Segundo a empresa, caso haja aumento na conta da água, “é muito importante verificar se não há vazamento interno no imóvel, o que pode aumentar o consumo” e observar “o que mudou na rotina da família neste momento de pandemia, como a presença de mais pessoas em casa por mais tempo, crianças em casa em tempo integral, intensificação das medidas de higiene. Esses fatores certamente também podem aumentar o consumo”.


Para pedir a retificação da fatura de água, o cliente pode entrar em contato com a Sanepar pelo 0800 200 0115, informando os números que estão no hidrômetro. O contato também pode ser feito pelo e-mail pontagrossa@sanepar.com.br, enviando uma foto do mostrador do hidrômetro, ou diretamente na Central de Relacionamento da Companhia, observando todos os cuidados relativos à prevenção da pandemia.


Para a conta de luz, a Copel orienta que o cliente pode informar a leitura de consumo pelo site da Companhia, pelo aplicativo Copel Mobile ou pelo 0800 5100116.


Ouça o boletim:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011