top of page
  • CBN Ponta Grossa

Projeto em pauta na Câmara autoriza parceria público-privada para iluminação pública em PG

O projeto em trâmite na Câmara deve possibilitar a realização da licitação no município.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Os vereadores votam na sessão desta segunda-feira (08) o projeto que autoriza o município a delegar os serviços de iluminação pública de Ponta Grossa por meio de parceria público-privada.


A estrutura do Projeto de Concessão do Sistema começou no fim do ano passado. A prefeitura tem o objetivo de leiloar os pontos para que a iluminação pública da cidade receba investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.


De acordo com a prefeitura, atualmente o parque de iluminação pública do município tem mais de 46 mil pontos. No entanto, somente cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED.


A parceria público-privada deve ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida.


Além de uma manutenção a longo prazo, que representará uma economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%.


A modernização é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente.


A expectativa é que o leilão aconteça até o final de 2022. O projeto em trâmite na Câmara deve possibilitar a realização da licitação no município. Todos os estudos e projetos para a modernização dos serviços devem ser apresentados à população por meio de audiências públicas.



Comentários


bottom of page