Projeto é chamado de Processos Migratórios e Intercâmbio: Inclusão Social e Diversidade Cultural (PROMIGRA).
Os migrantes que chegam a Ponta Grossa se deparam com barreiras que dificultam a vida profissional e até mesmo a permanência deles no Brasil. Entre as dificuldades estão o aprendizado da língua portuguesa e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
Pensando nesses impasses, um projeto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece cursos de português destinado aos migrantes.
O projeto é chamado de Processos Migratórios e Intercâmbio: Inclusão Social e Diversidade Cultural (PROMIGRA). Um dos principais objetivos é facilitar a naturalização dos migrantes no Brasil.
As inscrições vão até o dia 12 de setembro. O curso tem previsão para início no dia 13 deste mês e término em 30 de abril de 2023. Serão duas turmas com limite de 25 alunos. Uma das aulas será na terça-feira e outra na quarta-feira entre 18h e 19h30, na UEPG central.
O curso também visa a inclusão social dos migrantes. Além das aulas de português, o projeto também vai oferecer um curso de informática básica e elaboração de currículo. O projeto “Empregabilidade e os Migrantes” é uma parceria com o departamento de Administração da UEPG que deve iniciar as oficinas no final de setembro.
A assistente social Anna Ringvelski destaca que as aulas e o curso de informática facilitam o acesso do migrante a direitos básicos como a informação e aos serviços públicos e pode facilitar para a inserção deles no mercado de trabalho.
Um formulário on-line está disponível para o migrante demonstrar interesse no curso. Os interessados devem preencher uma ficha de matrícula na UEPG central e efetivar a inscrição.
Ouça:
留言