Queda nos preços de alimentos e bebidas é registrada no Paraná
- CBN Ponta Grossa

- 13 de set.
- 2 min de leitura
O Índice Ipardes de Preços Regional, o IPR Alimentos e Bebidas, apontou que agosto foi o terceiro mês seguido de queda nos preços de alimentos e bebidas no Paraná. O recuo foi de 0,58%, acumulando variação de 1,85% em 2025.

A redução é resultado do aumento da oferta no campo, principalmente de hortifrutis. Entre os 18 subgrupos pesquisados, 11 registraram queda. Tubérculos, raízes e legumes tiveram recuo de pouco mais de 8% e puxaram a redução geral. Também caíram os preços de ovos, cereais, sal e condimentos.
Dos 91 produtos pesquisados, 54 ficaram mais baratos. A manga teve a maior redução proporcional, com 18%. O tomate caiu 15%, a cebola 14%, o brócolis pouco mais de 9% e a abobrinha quase 9%. Outros itens com redução foram batata-doce, cenoura, repolho e alface. Mesmo com pequenas altas em produtos como a carne bovina, a tendência geral foi de controle da inflação de alimentos no Estado.
No período de 12 meses, a queda foi de 22% nos cereais, 11% nos tubérculos e raízes e 9% nas frutas. Regionalmente, 8 dos 9 municípios pesquisados registraram recuo nos preços, com destaque para Ponta Grossa, Curitiba e Pato Branco. Apenas Foz do Iguaçu teve leve aumento. O tomate e a cebola caíram em todas as regiões, com destaque para Curitiba, onde o tomate ficou 25% mais barato, e Guarapuava, onde a cebola recuou 51%.
O índice é calculado mensalmente pelo Ipardes a partir de 91 produtos de 18 subgrupos, pesquisados em 9 cidades do Paraná. Os dados são obtidos de mais de 2 milhões e meio de notas fiscais eletrônicas emitidas por 583 estabelecimentos comerciais.








Comentários