• Redação

Redução de casos diários depende de mudança de comportamento da população, diz secretário

Para o secretário Adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, a realidade que o município vive está dentro do previsto no início da pandemia

Ponta Grossa completou, nesta semana, seis meses da confirmação do 1º caso de novo coronavírus. Atualmente o município tem cerca de 4.700 diagnósticos positivos, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Para o secretário Adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, a realidade que o município vive está dentro do previsto no início da pandemia.


Ouça abaixo


Há mais de um mês, são registrados na cidade, diariamente, de 50 e 110 novos casos. Manjabosco comenta que para a redução dos números, a população precisa mudar de comportamento.


Ouça abaixo


O Secretário destaca que o município vive o platô da pandemia, o termo é usado quando o volume de casos diários estabiliza.


Ouça abaixo


De junho até ontem (24), 94 pessoas morreram pela infecção causada pelo vírus. Conforme levantamento da CBN Ponta Grossa, das vítimas que perderam a vida, 56 eram homens e 38 mulheres. Cerca de 80% pertenciam ao grupo de risco da doença.


Em Ponta Grossa, 3 mil pacientes já se recuperaram da Covid-19.


Testagem

Desde meados de agosto, a Prefeitura de Ponta Grossa utiliza um equipamento do Laboratório Municipal Alfredo Berger para testes do coronavírus. O equipamento já realizava exames imunológicos e foi adaptado pelo fabricante e validado pela Anvisa.


Segundo a FMS, aproximadamente 2.300 testes que detectam a Covid-19 foram feitos a partir do aparelho.


A adequação foi necessária após a Secretaria Estadual de Saúde suspender o envio de testes rápidos aos municípios. No total 11.400 mil testes rápidos foram destinados a Ponta Grossa e, conforme a Prefeitura, não há mais estoque.


O método de testagem tem capacidade para fazer 150 testes por dia e 300 testes sorológicos por hora para todos os demais exames. Os resultados saem em até 24 horas de forma on-line, através da disponibilização de senha aos pacientes submetidos às testagens.


Ouça o áudio da notícia:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011