• Redação

Resolução Estadual orienta sobre a realização de missas e cultos neste período de restrição

Em Ponta Grossa a recomendação de instituições é que as celebrações sejam virtuais.

Até o próximo dia 08, atividades religiosas em todo o Paraná devem acontecer quase que exclusivamente de forma virtual. É o que diz a resolução da Secretaria Estadual de Saúde publicada recentemente.


O texto não proíbe a realização de cultos e missas presenciais, mas pede que se a instituição religiosa decidir pela participação dos fiéis é necessário tomar medidas sanitárias. É obrigatório manter 15% da ocupação máxima do local, o distanciamento social e assentos individualizados, além de outras ações. Idosos acima de 60 anos e pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa.


A Diocese de Ponta Grossa, através do bispo dom Sérgio Arthur Braschi, orientou que as celebrações sejam virtuais, mas as paróquias têm autonomia para decidir. Segundo a assessoria de imprensa da Diocese, uma parte das igrejas optou pela transmissão on-line e outra aumentou o número de missas diárias para atender mais fiéis.


Já as igrejas evangélicas do município em sua maioria aderiram aos cultos virtuais, a informação é do Presidente da Associação de Ministros Evangélicos (AME), Pastor Marcelo Pelissari. A instituição é responsável por 350 igrejas em Ponta Grossa.


Atividades religiosas presenciais


O documento da Sesa também estabelece que para atividades não remotas, a instituição deve realizar o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, e na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo.


Antes, durante e depois de eventuais celebrações religiosas devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico.

Todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras durante as celebrações. Cada pessoa também deve higienizar as mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair.


Idosos maiores de 60 anos e pessoas do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos, gestantes e outros, devem permanecer em casa e acompanhar as celebrações por meios de comunicação remota. Também fica proibido o compartilhamento de materiais.


Resolução atividades religiosas


Imagem: Arquivo Diocese de Ponta Grossa




Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br