Estado fica em uma posição considerada privilegiada para os países que compõem o Mercosul.
O Paraná tem se consolidado como berço de indústrias automotivas, sobretudo pela proximidade com os principais mercados internacionais do setor. O estado fica em uma posição considerada privilegiada para os países que compõem o Mercosul.
A multinacional DAF Caminhões Brasil construiu a primeira fábrica no país em 2013 em Ponta Grossa. O Diretor Comercial da empresa, Luis Gambim, destaca que o Paraná foi escolhido devido às vantagens estratégicas do estado. (Ouça na reportagem).
A presença de polos que fomentam a pesquisa como a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi determinante para a escolha da cidade.
Há mais de 20 anos em Ponta Grossa, a multinacional Continental fabrica equipamentos automotivos. Conforme a head de RH Silvia Santos, o crescimento do setor foi sentida na empresa.
Segundo o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Marcelo Alves, além da posição geográfica que facilita os negócios entre indústrias, o estado é considerado uma das portas de entrada do Mercosul.
Entre as vantagens que chamam a atenção do setor estão a mão de obra qualificada, qualidade de vida, pesquisa e desenvolvimento e energia renovável.
Ouça a reportagem:
Comments