• Redação

Saiba quais são as duas principais causas de cegueira no mundo

Em 10 de julho é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular; confira mitos e verdades sobre os olhos

Hoje, 10 de julho, é o Dia Mundial da Saúde Ocular e o Brasil tem aproximadamente 50 milhões de pessoas com algum tipo de distúrbio na visão. O número de cegos é superior a um milhão de habitantes. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Mas você sabe quais são as duas principais causas de cegueira no mundo?


Segundo a oftalmologista no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Maysa Mazurek Sirtoli, a catarata e o glaucoma são as duas doenças que mais deixam as pessoas cegas. “A catarata é uma doença que tratamos através de cirurgia, podendo ser reversível, já o glaucoma é uma doença que causa danos ao nervo óptico associado ao aumento da pressão intraocular”, explica.


Diante da gravidade, Maysa recomenda uma boa prevenção com avaliação periódica com médico especialista.

Confira alguns mitos e verdades sobre os olhos

1- 'Meu filho ainda nem sabe falar direito, por isso não é hora de levá-lo a um oftalmologista'

MITO! Não existe idade para procurar ajuda de um oftalmologista. Existem exames específicos que podem ser feitos ainda em bebês. Recomenda-se que toda criança maior de um ano seja levada a um médico especialista em visão, porque algumas precisam de óculos desde o primeiro ano de vida.


2- Ler com pouca luz prejudica a visão, principalmente na infância

MITO! O excesso de luz, assim como a falta dela podem cansar e dificultar a leitura, porém não prejudicam os olhos. Devemos ler com boa qualidade de iluminação para não provocar sombras ou reflexos no objetivo de leitura.


3- Sentar muito próximo a televisão prejudica a visão do meu filho

MITO! Muita atenção neste ponto. As tvs não emitem raios que prejudicam os olhos, porém é mais confortável sentar ao menos com um metro da distância do aparelho. O que temos que ficar atentos, é com o comportamento de distância e preferência que nossos filhos buscam ao assistir televisão. Se eles estão ficando muito próximos à TV, pode ser porque estão com dificuldades de enxergar, e neste caso, buscar ajuda de um especialista para comprovação técnica é o melhor caminho.



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011