• Redação

Samu Ponta Grossa realiza mais de 3 mil atendimentos em um mês


As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Ponta Grossa realizaram 3434 atendimentos  durante o último mês de maio. Foram, em média, 110 chamados diários que resultaram, principalmente, no posterior encaminhamento a unidades hospitalares (1557) e orientações médicas (517) de cidadãos.

Dos indicadores do Samu figuram, entre as situações mais recorrentes, os atendimentos de casos clínicos e de trauma com, respectivamente 2572 e 702 ocorrências registradas no mês de maio. De acordo com a diretora do Samu, Adriana Pacholok, a maior parte dos deslocamentos realizados pelas equipes estão relacionadas com casos envolvendo mal-estar, desmaios, falta de ar, queda de mesmo nível, dor no peito, entre outros. Todo o trabalho é feito seguindo normas rígidas e que incluem, atualmente, as precauções necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus. “Nossas equipes trabalham 24h por dia para atender os chamados da população. Os funcionários são capacitados e contam com treinamento para perfeiçoamento das funções. Ser um profissional do Samu é ter o compromisso e a responsabilidade com a vida de cada paciente”, destaca. Trotes

Entre o número de chamados encaminhados ao Samu durante o mês de maio, 59 foram confirmados pelas equipes como trotes, situações que acabam dificultando o trabalho do Samu e colocando em risco a vida de pessoas que, porventura, possam necessitar de atendimento. Sobre esse aspecto, o enfermeiro Rinaldo Gaia ressalta o impacto negativo para a população decorrente desse tipo de atitude.


“Estamos de plantão todos os dias a disposição da população para orientação e encaminhamento, mas é necessário que as pessoas tenham consciência de acionar o serviço corretamente, não passando trote, não ligando se não é um caso de urgência e emergência. Ainda temos munícipes que consideram o serviço um meio de transporte, ou que ligam para passar trote, isso acaba atrapalhando as ocorrências. Precisamos contar com a população para continuarmos realizando nossas atividades da melhor maneira”, destaca. Atendimentos aéreos

Segundo dados do Samu Ponta Grossa, os atendimentos que necessitaram do acionamento das equipes aéreas chegaram a 21 durante o mês de maio. No total, desde a sua criação, o Samu aéreo realizou 747 atendimentos. Atualmente, são assistidas pela aeronave da base aérea de Ponta Grossa 57 municípios. Bairros com maior número de acionamentos Centro: 311 Nova Rússia: 302 Uvaranas: 282 Tempo Médio de Resposta TOTAL: Atendimento técnico (Tarm) + Triagem + Acionamento + Deslocamento até a chegada no local - 29 minutos e 32 segundos AMBULÂNCIA: Do acionamento a chegada no local -16 minutos e 3 segundos

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011