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Serviços ajudam mulheres vítimas de violência em Ponta Grossa

Durante a pandemia, projeto Núcleo Maria da Penha (Numape) se adaptou para os atendimentos virtuais e criou ações para orientar a população

Foto ilustrativa - Reprodução/Agência Brasil

O último dia 10 de outubro foi lembrado, em todo o país, como o Dia de Luta Contra a Violência à Mulher. Em Ponta Grossa, um dos serviços de apoio e acolhida à mulheres em situação de violência doméstica ou familiar é o Núcleo Maria da Penha (Numape), da UEPG, composto por profissionais e estudantes de Psicologia, Direito e Serviço Social.


Durante a pandemia, o projeto se adaptou para os atendimentos virtuais e criou ações para orientar a população. Uma delas foi um Cartão Virtual com dados da rede de proteção, como conta a professora e coordenadora do Numape, Maria Cristina Rauch Baranoski.


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O projeto conta com uma psicóloga exclusiva e nesse período, segundo a professora, foi um dos serviços mais prejudicados, por isso, um plantão telefônico foi criado.


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O atendimento do Numape é voltado para mulheres em situação de violência de Ponta Grossa e nos quatro distritos (Itaiacoca, Piriquitos, Uvaia e Guaragi).


O projeto de extensão ainda realiza atividades de prevenção atuando de forma conjunta com a Rede de Proteção do Município.


Acesse o Cartão Virtual


Contatos Núcleo Maria da Penha

- Facebook: @numapeuepg

- E-mail: numapeuepg@gmail.com

- Telefones (Plantão segundas e sextas-feiras, das 8h às 11):

(42) 3220 – 3475

(42) 2102 – 8614

(42) 2102 – 8615


Registros Delegacia da Mulher

A Delegacia da Mulher de Ponta Grossa registrou nos primeiros sete meses do ano, 820 Boletins de Ocorrência (BO) por Violência Doméstica e Familiar.



Serviços


Núcleo Maria da Penha (NUMAPE): projeto de extensão da UEPG, realiza atendimento com equipe técnica especializada (Advogada, Assistente Social e Psicóloga); podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência; prestam atendimento jurídico, social e psicológico humanizado e gratuito.


Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM): unidades da Polícia Civil que realizam o atendimento inicial à mulher em situação de violência; realizam registro de Boletim de Ocorrência; solicitam Medidas Protetivas de Urgência; fornecem suporte policial à domicílio; realizam encaminhamentos à rede conforme a demanda;


Juizado/Vara especializada no atendimento de crimes contra a mulher: órgão do Poder Judiciário com competência criminal, tendo como principais funções julgar ações penais e conceder medidas protetivas; atuam com a responsabilização do/a autor/a de violência e proteção da mulher vítima; prestam orientações e encaminhamentos à rede conforme a demanda; realizam atendimento humanizado por equipe de referência;


Patrulha Maria da Penha: serviço municipal que visa à segurança da mulher, atuando no monitoramento do cumprimento de Medidas Protetivas, realizado pela guarda municipal; prestam visitas em domicílio; realizam orientações referentes à Medidas Protetivas; interagem com o Poder Judiciário;


Casa Corina Portugal: fornecem o acolhimento institucional temporário à mulher vítima de violência e seus familiares; atuam com a identificação de demandas socioassistenciais para realização de encaminhamento a outros dispositivos da rede;


Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS): serviço especializado da Política de Assistência Social; realiza orientações e encaminhamentos a serviços da rede; presta atendimento humanizado com equipe de referência;


Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC): serviço especializado do poder judiciário, atende demandas de resolução de conflitos; oferece práticas restaurativas em casos de violência contra a mulher;


Disque 180: serviço telefônico criado para denunciar casos de violência contra a mulher, tem funcionamento 24 horas, sendo a ligação gratuita; realizam o acolhimento da mulher; prestam orientações e encaminhamentos à rede; realizam o registro de denúncias de situação de violência.


(Fonte: Numape)


Ouça o áudio da notícia:


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