A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está convocando os paranaenses a agendarem doações de sangue para garantir o estoque nos hospitais do Estado, especialmente com a proximidade do Carnaval, período de aumento na demanda. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e as 23 unidades da Hemorrede atendem hospitais públicos, privados e filantrópicos no Paraná.

O secretário da Saúde, Beto Preto, destacou que, com o aumento de traumas durante os feriados, as doações de sangue se tornam essenciais. Ele fez um apelo para que todos os aptos a doar agendem mdoações, lembrando que não há substituto para o sangue.
O Hemepar orienta que as doações sejam agendadas com antecedência, pois as bolsas de sangue têm validade e isso também ajuda no atendimento mais rápido. O agendamento pode ser feito online, no site da Sesa, ou por telefone e WhatsApp das unidades.
Em 2024, a Hemorrede registrou 202.179 doações, com uma média de mais de 16.800 doações mensais. Já em 2025, até a última segunda-feira (24), foram feitas 30.671 doações. O sangue captado é utilizado em 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, pois a bolsa coletada é fracionada em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos e estar bem alimentada e hidratada. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, e as mulheres, três vezes.
Em Ponta Grossa, o Hemepar está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua General Osório, número 427, no Centro. Para o feriado de Carnaval, o horário será alterado. No dia 3 de março, o Hemepar estará fechado. No dia 4, o atendimento será das 8h às 11h, e no dia 5 o atendimento volta ao normal. O telefone para contato em Ponta Grossa é o 42 3223-1616.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
留言