Conforme o Mapeamento das Startups Paranaenses, em 2022 36% dos empreendimentos são fundados por mulheres e 64% por homens.
Unicórnio, Founders, Picth. O ouvinte mais atento já sabe que estamos falando de Startups, mas afinal o que são essas empresas e porque estão cada vez mais comuns no mundo todo?
Esse tipo de empresa tem perfil jovem e muita gente ainda não sabe explicar bem o que significa. São pequenos empreendimentos que funcionam de forma simples, mas que podem se tornar grandes em um curto espaço de tempo.
As startups surgem para resolver algum problema. O coordenador de startups do Sebrae Paraná Rafael Tortato diz que não se pode separar essas iniciativas da palavra inovação.
Pouco mais da metade das startups no Paraná tem como fundador alguém com menos de 30 anos de idade. Esse perfil pode contribuir com o avanço do estado em diversos setores, como o agronegócio, a saúde e a educação.
Mas o que chama a atenção no estado é o crescente número de mulheres que fundaram startups nos últimos anos. Conforme o Mapeamento das Startups Paranaenses, em 2022 36% dos empreendimentos são fundados por mulheres e 64% por homens.
Em 2021, eram 22% mulheres e 77% homens e em 2020 apenas 16% das startups tinham mulheres como fundadoras. Eliane Jorge dos Santos fundou com uma sócia uma startup do ramo da construção civil em Ponta Grossa.
O objetivo do empreendimento é resolver problemas enfrentados por construtoras e incorporadoras depois que as obras são finalizadas. A startup foi lançada em dezembro de 2020 durante a pandemia da Covid-19.
O ecossistema das startups é desafiador e o desafio aumenta quando se trata de mulheres empreendedoras. Eliane Jorge dos Santos destaca que é preciso planejamento e conhecimento do ramo para lançar um produto no mercado.
Ela conta que durante o caminho, mudanças foram feitas no produto final, principalmente porque as fundadoras da startup entenderam que o mercado não estava preparado para o produto inicialmente oferecido.
Segundo o Mapeamento do Sebrae, o Paraná totaliza 1.956 startups em atividade em 108 municípios. No ano passado, o número de startups atingiu 1.434. No estudo realizado em 2019, eram 1.032 empreendimentos.
Ouça:
Comments