Estimativa leva em conta a tarifa base por quilômetro rodado de pista simples apresentada pela empresa vencedora do leilão nesta sexta-feira (25).
As tarifas de pedágio nas rodovias que integram o primeiro lote da concessão rodoviária do Paraná devem custar entre R$ 7,51 e R$ 9,90 no novo modelo. A estimativa leva em conta a tarifa base por quilômetro rodado de pista simples apresentada pela empresa vencedora do leilão nesta sexta-feira (25).
O primeiro lote contempla rodovias da Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul e Campos Gerais do estado. Ao todo, serão cinco praças de pedágio neste lote. Outros cinco lotes ainda estão em processo para a decisão da concessionária por leilão.
O lote 1 foi arrematado pelo grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA), que apresentou desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples.
Isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).
O leilão foi realizado na sexta-feira (25) na Bolsa de Valores, em São Paulo, e teve duas propostas. O Consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, formado entre EPR 2 Participações e Perfin, apresentou desconto de 8,3% e por isso não houve disputa no viva-voz.
Ao todo, o lote soma 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, entre elas BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Tarifas tiveram queda de mais de 20%
A tarifa no pedágio de Porto Amazonas na BR-277 foi a que teve maior desconto na comparação com os valores cobrados no contrato anterior, caindo de R$ 15,30 para aproximadamente R$ 9,46.
Todas as praças terão descontos de mais de 21,74% nas tarifas. O pedágio em Imbituva, na BR-373, vai cair de R$ 13,40 para aproximadamente R$ 8,67, um desconto de 35,33%.
Na praça da Lapa, na BR-476, o valor cobrado vai cair 35,29%, de R$ 15,30 para R$ 9,90. Na BR-277 em Irati, a redução vai ser de 34,11%, caindo de R$ 13,40 para R$ 8,83, e em São Luiz do Purunã a queda será de 21,74%, saindo de R$ 9,60 para cerca de R$ 7,51.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que as tarifas podem aumentar depois da duplicação das rodovias. A empresa vencedora do leilão só poderá começar a cobrar depois de readequar as rodovias.
Obras e serviços
Além disso, a empresa deve investir cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em serviços gerais e administrativos, como serviço médico e mecânico. Os novos contratos de concessão preveem várias melhorias para dar mais segurança aos usuários das rodovias.
Neste lote, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
O ministro Renan Filho, explicou que um aporte de R$ 25 milhões deve garantir a entrega das obras. As obras devem ser feitas entre o terceiro e o sétimo ano de concessão.
Ainda não há uma data definida para que as novas tarifas comecem a ser cobradas. A empresa vencedora assume a concessão após a assinatura do contrato.
Até lá, alguns ritos legais ainda devem ser cumpridos, como a publicação da Ata de Julgamento do Leilão em 8 de setembro e a publicação do julgamento dos recursos pela ANTT no dia 5 de outubro. No dia 27 de outubro o resultado deve ser homologado e até o dia 29 de dezembro deve ocorrer a assinatura do contrato. Essas datas podem passar por alterações.
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