No primeiro semestre de 2024, a taxa de ocupação dos hotéis de Ponta Grossa fechou em 57%, conforme dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve uma variação negativa de 1%.
Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention, observa que o movimento de visitantes tradicionalmente aumenta a partir de julho, impulsionado por grandes eventos como o Agroleite. "Eventos como esse lotam hotéis não apenas em Ponta Grossa, mas em várias cidades da região dos Campos Gerais", destaca.
A diária média na hotelaria aumentou 7% no período, o que é visto como essencial para equilibrar as finanças diante da inflação e do INPC. Atualmente, a inflação no Brasil é de 2,48%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registra 2,68%, segundo o IBGE.
Grandes eventos prometem movimentar o 2º semestre
No segundo semestre, grandes eventos na região dos Campos Gerais impactam positivamente a hotelaria, elevando a taxa de ocupação para 100% nas cidades-sede das atividades. O Agroleite, programado para ocorrer de 6 a 9 de agosto, já está gerando reservas significativas e lotação nos hotéis de Castro, onde é realizado.
"Chamamos esse evento de 'Natal da hotelaria' devido ao aumento expressivo de movimento que gera em toda a região", conclui Marcelo Amaral. Em 2023, a taxa de ocupação durante o Agroleite alcançou 80% em Ponta Grossa, com registros também em Tibagi e Carambeí.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Kommentare