top of page
CBN Ponta Grossa

Teatro de bonecos traz cultura popular da Alemanha para celebrar imigração no Brasil

Produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico com traços das tradições germânicas: a cultura cervejeira.

Foto: Reprodução

A demonstração da cultura pode ser feita de inúmeras formas, mas você já pensou em abordar a tradição de um povo através de teatro de bonecos?


Esse é o objetivo da peça ‘Kasperl e a cerveja do papa’, de uma companhia de teatro de Santa Catarina.


O fundador da companhia Willian Sieverdt explica que a união entre a cultura alemã e a tradição cervejeira tem o propósito de conectar as características tradicionais europeias. (Ouça na reportagem).


Durante as pesquisas para a montagem da obra, a companhia descobriu que entre imigrantes germânicos para Santa Catarina, vieram também alguns bonequeiros que desenvolveram essa manifestação do teatro de bonecos popular alemão entre as décadas de 1950 e 1960 em municípios como Jaraguá do Sul, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul.


A produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico com traços das tradições germânicas: a cultura cervejeira. A obra evidencia o fazer cervejeiro artesanal e sua interface com o turismo e a economia criativa. E tudo isso sem fazer apologia ao consumo de álcool.


O Espetáculo Kasperl e a cerveja do papa acontece no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa neste sábado às 14h e é gratuito.


Ouça a reportagem:

Ouça a entrevista:


Comments


bottom of page