• Redação

Tecpar analisa qualidade de álcool para revendedores

Segundo técnicos do Instituto, alguns clientes têm solicitado essa avaliação alegando desconfiar do odor forte do produto e, em outros casos, a desconfiança é baseada na baixa viscosidade.




Além de produzir álcool antisséptico para fornecer para o Governo do Estado, o Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, oferece análises de teor alcoólico para empresas que vendem álcool em gel ou líquido.


A análise confirma se o produto tem o percentual de álcool recomendado para ser antisséptico, conforme determina a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo a Anvisa, é preciso ficar atento na hora de escolher o álcool líquido ou em gel e não comprar produtos sem rótulo.


A embalagem deve apresentar, de maneira legível, o nome do produto e do fabricante, incluindo o responsável técnico, a data de fabricação e de validade, a composição, o conteúdo, o modo de uso, além das precauções, o armazenamento e o número da autorização de funcionamento.


Também é possível entrar no site da Anvisa para verificar se a empresa é autorizada a funcionar e fabricar o item. Para os comerciantes, uma dica para evitar transtornos é pedir ao fornecedor o certificado de análise que garante o teor de álcool do produto.


O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que o instituto está reforçando a atuação em frentes de trabalho específicas, que se somam às iniciativas do Governo no enfrentamento à pandemia da Covid-19.


A determinação do teor de etanol em álcool em gel 70%, bem como as demais formulações de antisséptico autorizadas pela Anvisa, é feita pelo Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente. As empresas podem entrar em contato com o Tecpar pelo telefone 0800 6451 725 ou pelo email sac@tecpar.br. O tempo médio dos resultados é de até cinco dias úteis.


O Tecpar faz diversos tipos de ensaios que avaliam a conformidade de produtos e matérias-primas, atendendo empresas públicas e privadas. Os laboratórios têm reconhecimento das competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, registrados e credenciados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, habilitado na Anvisa.


Em caso de dúvidas ou reprovação após análise técnica, o comprador pode informar aos canais de denúncia da Vigilância Sanitária do município ou ainda à Polícia Civil, pelo telefone (41) 3883-7100 ou pelo e-mail delcon@pc.pr.gov.br.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: AEN/Divulgação.

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011