O município de Carambeí, nos Campos Gerais, busca o reconhecimento da qualidade e originalidade das tortas. A Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí (APTC) protocolou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro de Indicação Geográfica (IG) para doces e salgados locais.
O pedido foi protocolado na semana passada e agora o INPI analisa a documentação para dar sequência ao processo de concessão do selo.
Carambeí é conhecida como a "Cidade das Tortas" devido às receitas de origem holandesa produzidas de forma artesanal, com insumos não industrializados e regionais. Segundo Diego Wolf, vice-presidente da APTC, o objetivo é projetar as tortas nacionalmente, fomentando a economia e o turismo da cidade.
O selo de Indicação Geográfica garante procedência, autenticidade e qualidade dos produtos. No caso das tortas de Carambeí, o pedido inclui especificações técnicas como ingredientes, procedência, dimensões, sabores e número de camadas. Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae-PR, afirma que essas especificações protegem a tradição da cidade na produção de tortas de alta qualidade.
O Paraná é o terceiro estado com mais produtos com o selo de Indicação Geográfica no Brasil, com 14 selos, incluindo cachaça de Morretes, melado de Capanema e cafés especiais do Norte Pioneiro. Além das tortas de Carambeí, outros produtos do estado estão em busca do registro, como broas de centeio de Curitiba e ostras do Cabaraquara no Litoral.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Commentaires