A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg) lançou um edital para credenciamento de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa conta com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e do Departamento de Estudos da Linguagem da UEPG e busca garantir a acessibilidade comunicacional para a comunidade surda.

O edital número 22/2025 está aberto para profissionais autônomos ou empresas com CNPJ que atuem na área. As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de fevereiro e 02 de março, exclusivamente pelo e-mail prae@uepg.br. No assunto da mensagem, deve constar a identificação: "Edital de Seleção Profissional Tradutor e Intérprete de Libras – Edital n°22/2025". Toda a documentação exigida deve ser enviada em um único arquivo anexado ao e-mail.
São oferecidas cinco vagas, e os candidatos que não forem selecionados poderão compor um cadastro de reserva. Para participar, é necessário ter graduação em Letras/Libras-Português (Bacharelado) ou em qualquer área, desde que possua certificado de proficiência em tradução e interpretação de Libras emitido por órgãos oficiais. A carga horária semanal será de 20 ou 30 horas, distribuídas em diferentes turnos.
O processo seletivo terá duas etapas: homologação da inscrição e análise dos requisitos obrigatórios, que é eliminatória, e uma entrevista, que poderá ser presencial ou remota. A análise do currículo e dos documentos também será levada em conta.
Os profissionais selecionados serão contratados por tempo determinado, conforme a disponibilidade financeira da Fauepg. O resultado será divulgado no dia 07 de março no site www.fauepg.org.br, e o início dos trabalhos está previsto para o dia 12 do mesmo mês.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
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