A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou a proporção candidato/vaga para o Processo Seletivo Seriado (PSS) aos candidatos que farão a terceira prova. Nesta fase, 3.078 estudantes se inscreveram, entre um total de 15.513 que farão as provas do PSS 1, 2 e 3, no dia 24 de novembro.
Entre os cursos mais concorridos, Medicina lidera com 23 candidatos por vaga, seguido por Engenharia de Software, com 19 candidatos por vaga. O novo curso da UEPG, Nutrição, ocupa a terceira posição, com 14 candidatos por vaga. Enfermagem registra 9,6 candidatos por vaga, enquanto Agronomia fecha a lista dos cinco mais concorridos, com 9,3.
A CPS também divulgou informações socioeducacionais dos inscritos: mais de nove mil candidatos residem em Ponta Grossa. A maioria, 63%, são mulheres, e 37% são homens. Quanto à idade, 78,2% dos inscritos têm 17 anos, 28% têm 18 anos e 1% têm 19. A proporção entre estudantes de escolas públicas e privadas no Ensino Médio é equilibrada: 52,63% estudaram em instituições públicas, enquanto 47,37% vêm de escolas privadas. Além disso, 72,68% dos candidatos afirmaram que não frequentaram cursinhos preparatórios.
O resultado do PSS 3 será divulgado até 20 de dezembro, e o desempenho individual dos estudantes do PSS 1 e 2 estará disponível a partir de 1º de março de 2025.
Entre as novidades para este ano, além da criação do curso de Nutrição, com 40 vagas, a UEPG alterou o turno dos cursos de Bacharelado em História e em Educação Física e aumentou o número de vagas em diversas graduações, como Administração com ênfase em Comércio Exterior, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Medicina, entre outras.
Os candidatos também devem se atentar às leituras obrigatórias. Para o PSS 1, as obras indicadas são "Os Homens de Barro", de Ariano Suassuna, e "Cumbe", de Marcelo D'Salete. No PSS 2, os livros são de Machado de Assis, com os contos: "Capítulo dos Chapéus", "Um Homem Célebre", "A Causa Secreta", "Uma Senhora" e "O Caso da Vara", além de "Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento", de Marina Colassanti. No PSS 3, as leituras incluem "Clara dos Anjos", de Lima Barreto, "Olhos d’Água", de Conceição Evaristo, "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, "Sentimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e "Ay Kakyri Tama: Eu moro na Cidade", de Marcia Wayna Kambeba.
Mais informações sobre as provas estão disponíveis no site da Coordenadoria de Processos de Seleção.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments