top of page

UEPG e Ministério da Saúde firmam parceria para construção do CER-4

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Ministério da Saúde assinaram a ordem de serviço para repasse federal de R$ 7,86 milhões destinados à construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER-4). O ato ocorreu nesta segunda-feira (31), na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, com a presença do ministro Alexandre Padilha e do reitor Miguel Sanches Neto.


O projeto do CER-4 prevê uma área de 1.924,02 m² Foto: Divulgação
O projeto do CER-4 prevê uma área de 1.924,02 m² Foto: Divulgação

O CER-4 será o primeiro centro da região voltado ao atendimento de pessoas com deficiência. A estrutura será construída no Campus Uvaranas, próximo ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Segundo o reitor Miguel Sanches Neto, o centro atenderá pessoas que necessitam de reabilitação em todos os níveis.


O ministro Alexandre Padilha destacou que o CER-4 será destinado a pessoas com deficiência intelectual, visual, motora e auditiva, além de atender pessoas que adquiriram deficiência ao longo da vida, como em acidentes de trabalho ou situações de violência. Ele também mencionou a parceria do Ministério da Saúde com o HU-UEPG em outros projetos, incluindo a construção de uma nova torre hospitalar.


O centro atenderá três regionais de saúde: a 3ª, 4ª e 21ª, abrangendo 28 municípios. De acordo com Fabiana Postiglione Mansani, diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, a nova estrutura suprirá a demanda por atendimento especializado em reabilitação. O CER-4 também permitirá o avanço da instituição em complexidade cirúrgica e atendimento a múltiplas deficiências.


O projeto do CER-4 prevê uma área de 1.924,02 m², incluindo recepção, consultórios clínicos e especializados, salas de terapia, ginásio, áreas administrativas e espaços de convivência. A estrutura também contará com ambientes adaptados para pessoas com transtornos do espectro autista.


A construção do CER-4 contará com projetos atualizados conforme normas técnicas recentes, incluindo acessibilidade e prevenção de incêndios. A UEPG também planeja avançar na construção da segunda torre do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), consolidando-se como um dos principais complexos de saúde do Paraná.


Estiveram presentes no evento diversas autoridades da UEPG, incluindo o reitor Miguel Sanches Neto, o vice-reitor Ivo Mottin Demiate, e a diretora-geral dos Hospitais Universitários, Fabiana Mansani, além de representantes da Pró-reitoria de Planejamento, Procuradoria Jurídica, direção de Planejamento Físico e Prefeito do Campus.


*Texto escrito a partir de informações da assessoria

댓글


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page