top of page
CBN Ponta Grossa

UEPG se manifesta contra PEC da cobrança de mensalidades em universidades públicas

UEPG declarou que apoia uma nota da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), publicada na quarta-feira (25).

Foto: UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se manifestou contra a Proposta de Emenda Constitucional que propõe a cobrança de mensalidade para alunos das instituições públicas de ensino superior.


A pauta deve ser votada na Câmara dos Deputados. A PEC prevê mudanças nos artigos 206 e 207 da Constituição Federal e inclui a cobrança de mensalidades nas instituições de ensino superior públicas brasileiras.


A UEPG declarou que apoia uma nota da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), publicada na quarta-feira (25).


Segundo a nota da Associação, a gratuidade do ensino público é construção histórica de inclusão, transformação social e política e garantia de direitos. A Associação afirma que a cobrança de taxas afeta o debate democrático pleno, principalmente porque não houve discussão com as instituições.


A Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) é composta por 47 instituições das cinco regiões brasileiras.

Comments


bottom of page