• Redação

Unidades de Saúde de PG contam com mais de 20 vacinas para prevenir doenças


Mesmo diante do cenário de pandemia, é fundamental manter a prevenção contra outras doenças, através da vacinação. A orientação foi reforçada pelos órgãos de saúde nessa semana, devido ao Dia Nacional da Imunização, celebrado no dia 9 de junho.


Em Ponta Grossa, de acordo com Fundação Municipal de Saúde, as salas de vacina, contam com todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação do SUS.


Atualmente, são mais de 20 vacinas para prevenir doenças como, Tuberculose, hepatite virais A e B,  Tétano, Coqueluche, Pneumonias, Meningites, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, entre outras.


O enfermeiro de imunização do município, Thiago Bueno, explica que existem duas formas de a pessoa produzir anticorpos: quando fica doente ou por meio da vacinação. “Crianças e adultos adequadamente vacinados estarão protegidos contra os principais microorganismos que mais causaram mortes e hospitalizações nos últimos 100 anos. Sem vacinas, muitos vão necessitar de atendimento médico, saturando a rede hospitalar, que não poderá atender a todos ”, conta.


Em Ponta Grossa, para ser imunizada a população deve se dirigir até uma das 20 salas de vacina, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário levar a carterinha de vacinação, cartão SUS, documentos pessoais, além de utilizar máscara de proteção.


VACINAS EM PONTA GROSSA

Conforme a Fundação Municipal de Saúde, as vacinas disponíveis, atualmente, na cidade são: Hepatite B, BCG, Pentavalente, Poliomielite (oral e inativada), Pneumocócicas polissacarídicas (Pneumo 23) e conjugadas (Pneumo 10 e Pneumo 13), Rotavírus Humano, Meningogócica tipo C, Febre Amarela, SCR (tríplice viral), Hepatite A, SCRV (tetra viral), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, dT, dTpa, Meningogócica ACWY, HPV quadrivalente, Vero (antirrábica), Influenza trivalente, Haemophilus influenza do tipo b, além de administrarmos soros heterólogos e homólogos (Imunoglobulinas).


CAMPANHAS

Nas ultimas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), vem alertando a população sobre as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe, em atividade até 30 de junho.


A campanha do sarampo abrange a faixa etária de 20 a 49 anos e a da gripe, neste momento, é dirigida especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.


Em Ponta Grossa podem se imunizar contra a gripe pessoas pertencentes aos grupos prioritários de todas as fases e que ainda não foram imunizados:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Pessoas com deficiência;

- Gestantes;

- Puérperas até 45 dias;

- Adultos de 55 a 59 anos de idade; 

- Professores das escolas públicas e privadas; 

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 

- Profissionais das forças de segurança e salvamento; 

- Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; 

- Idosos com mais de 60 anos e Trabalhadores da saúde.


Imagem: AEN/Divulgação


Ouça a matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br