• Redação

Universidades públicas de PG orientam alunos e servidores sobre Covid-19



As universidades públicas de Ponta Grossa publicaram normas orientando alunos e funcionários sobre a situação do Novo Coronavírus. As aulas ainda não serão suspensas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nem na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


A UTFPR criou um Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus. A primeira reunião foi realizada na quinta-feira (12) e determinou quarentena de 14 dias para servidores e alunos que retornaram de viagem internacional ou que tenham entrado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos.


Além disso, a UTFPR recomenda que as pessoas com sintomas da doença busquem o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde. De acordo com a Universidade, os servidores e alunos que pertençam a grupos vulneráveis podem modificar os regimes de trabalho ou de aula.


Já a UEPG cancelou eventos que estavam previstos para março e abril e recomendou que alunos e servidores com febre, sintomas de gripe ou suspeita de infecção pelo COVID-19, não devem ir para aula.


Segundo a Universidade, as pessoas que retornaram de países com casos registrados da doença devem redobrar os cuidados e, em caso de sintomas, não devem ir para a UEPG. As atividades da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) foram suspensas.


Ouça o boletim:


Confira a nota completa da UTFPR


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou nesta quinta-feira (12) a primeira reunião do Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus (Covid-19) para a discussão de estratégias de prevenção da doença, declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta (11).


O comitê determinou quarentena de 14 dias para servidores e alunos após retorno de viagem internacional ou que tenham entrado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos. A quarentena domiciliar deve ser observada mesmo nos casos assintomáticos.


Os alunos em quarentena deverão fazer o Pedido de Exercício Domiciliar via e-mail da coordenação de curso e os servidores deverão protocolar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a solicitação para realização de teletrabalho à chefia imediata. Nos dois casos, é indicado que sejam encaminhados os respectivos documentos comprobatórios (bilhetes de embarque, comprovantes de hospedagem, protocolos de exames médicos etc.); na impossibilidade de apresentação desses documentos, no entanto, serão aceitas autodeclarações circunstanciadas e assinadas.


Visando ainda diminuir a exposição ao vírus de servidores e alunos que pertençam a grupos vulneráveis, foi autorizado que sejam modificados os regimes de trabalho ou de aula das pessoas com mais de 60 anos, gestantes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, transplantados e imunossuprimidos em geral.


Pessoas com sintomas da doença - febre, tosse e dificuldade para respirar - devem buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde.


Caso existam novas decisões ou orientações do Comitê de Contingência da UTFPR, novos boletins informativos serão enviados nos e-mails dos alunos e servidores. As informações também serão publicadas no Portal UTFPR.


Confira a nota completa da UEPG


A Universidade Estadual de Ponta Grossa, em atenção às Secretarias de Saúde e demais órgãos governamentais atuantes no combate ao COVID-19, orienta a comunidade acadêmica:


Neste momento, não haverá suspensão das aulas. Entretanto, palestras, seminários, eventos culturais e desportivos, previstos para março e abril, devem ser cancelados.


– Estão mantidas as atividades oficiais da Reitoria de orientação à comunidade sobre o combate ao COVID-19. Estas atividades, promovidas pela UEPG, serão de participação facultativa.


– Acadêmico(a) com febre, sintomas de gripe ou suspeita de infecção pelo COVID-19, não deve vir para aula. É obrigatório encaminhamento de autodeclaração via protocolo SEI/UEPG para o colegiado de curso de graduação ou pós-graduação. O modelo pode ser acessado no endereço https://sei.uepg.br – opção Protocolo Digital, que estará disponível a partir de segunda-feira (16/03/20);


– Professor(a) ou funcionário(a) com febre, sintomas de gripe ou suspeita de estar com o vírus deve ficar em casa. É obrigatório envio da autodeclaração via protocolo SEI/UEPG para o departamento ou órgão de lotação. O modelo pode ser acessado no endereço https://sei.uepg.br – opção Protocolo Digital, que estará disponível a partir de segunda-feira (16/03/20);


– Servidor(a) ou aluno(a) que retornar de países com casos registrados da doença devem redobrar os cuidados e, em caso de sintomas, não devem vir para a Universidade. Deve-se seguir a recomendação anterior sobre o protocolo digital da autodeclaração via SEI. O modelo pode ser acessado no endereço https://sei.uepg.br – opção Protocolo Digital, que estará disponível a partir de segunda-feira (16/03/20);


– Ficam suspensas todas as viagens institucionais que teriam algum apoio oficial, como diária, passagens ou outros serviços da Coordenadoria de Logística. Esta suspensão se aplica inclusive a eventuais vindas de visitantes à UEPG.

– Estão suspensas as atividades da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI).


Além dessas determinações, a UEPG orienta:


– Cancelamento de viagens acadêmicas de professores(as) e alunos(as);


Orientações quanto ao uso dos espaços comuns na Universidade:

– Adotar etiqueta respiratória. Ao espirrar ou tossir, proteger com a parte interna do antebraço ou com lenço descartável;

– Cumprimentar as pessoas sem contato físico;

– Lavar as mãos com água e sabão;

– Utilizar álcool em gel como medida complementar ou em caso de não conseguir lavar as mãos.


Canais de comunicação

A UEPG disponibiliza canais exclusivos de atendimento para o combate ao COVID-19. Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, deve-se ligar para 3220 3721 ou enviar mensagem para reitoria@uepg.br . Para mais informações, a UEPG recomenda que todos acompanhem os canais oficiais da instituição, site e redes sociais, pois outros comunicados referentes ao combate ao COVID-19 serão publicados mediante necessidade


A saúde de todos está nas nossas mãos!


Foto: Divulgação/UEPG

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011