top of page
  • Ricardo Silveira

VÍDEO: Após 40 anos, União da Vitória, no Centro-Sul do Estado, volta a enfrentar enchente

Documentário “83 – A Grande Enchente” relembra os acontecimentos da época, quando o rio Iguaçu atingiu a marca histórica de 10,42m

(Foto: Reprodução Portal Vvale).

União da Vitória, no Centro-Sul do Estado é um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná ao longo dos últimos dias.


Segundo último levantamento da Defesa Civil do município, mais de 700 famílias abrigadas em ginásios de esportes, Centros Comunitários e pavilhões de igrejas.

(Foto: Prefeitura de União da Vitória).

Até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira, 16, o nível do Rio Iguaçu que cerca o município atingiu 7,72 m.

40 anos da maior enchente da cidade

Em 2023, o município de pouco mais de 55 mil habitantes volta a vivenciar uma nova cheia do Rio Iguaçu, que corta o Estado do Paraná com seus 1,320 mil quilômetros de extensão.


A nova cheia do Rio, acontece poucos meses após a enchente de julho de 1983. 800 milímetros de água caíram sobre União da Vitória e Porto União, em Santa Catarina, fazendo o rio Iguaçu atingir a marca histórica de 10,42m.


O documentário “83 – A Grande Enchente” produzido pelo jornal O Comércio relembra os acontecimentos da época, onde a população enfrentou a maior enchente de sua história.

Assista abaixo:

Kommentare


bottom of page