De acordo com a gestão, o local é um refúgio para esse tipo de animal e outras espécies porque é uma área de proteção ambiental.
Um lobo-guará foi flagrado por câmeras de segurança na portaria do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na noite da quarta-feira (22). A espécie está em risco de extinção.
Conforme a gestão, o lobo passou pela entrada do parque por volta das 20h30. Quando iluminado por uma lanterna, o animal foge. De acordo com a gestão, o local é um refúgio para esse tipo de animal e outras espécies porque é uma área de proteção ambiental.
A gerência do Parque ainda ressalta que os lobos-guarás têm perfil tímido, nada agressivo e não atacam seres humanos e orienta que qualquer pessoa que encontrar a espécie no Vila Velha pode manter a calma e avisar os funcionários.
Atualmente, são cerca de 14 mil lobos-guarás no Brasil. No Paraná, a espécie é considerada em perigo, com risco muito elevado de extinção.
No fim do mês passado, câmeras de monitoramento também flagraram uma onça-parda passeando no estacionamento do Parque Estadual de Vila Velha. A gestão do parque acredita a preservação ambiental do local é importante para a presença dos animais na região.
Assista ao vídeo:
Ouça a reportagem:
Comments