top of page
  • CBN Ponta Grossa

Vídeo: Onça-parda é flagrada no Parque Estadual de Vila Velha

Registro é importante porque mostra que toda a cadeia alimentar está em equilíbrio, visto que a onça está no topo da cadeia alimentar.

Foto: Reprodução

Uma onça-parda foi flagrada no Parque Estadual de Vila Velha na tarde de quinta-feira (07). O animal foi avistado na Furna da Fortaleza, que não está aberta ao público e fica a cerca de 16 km do Centro de Visitantes. (Assista ao vídeo abaixo).


De acordo com a concessionária responsável pelo Parque, a presença desse tipo de animal não apresenta riscos aos visitantes porque a natureza dela é se manter longe do ser humano e mesmo quando avista alguém, tem o instinto natural de fugir.


O Parque nunca registrou ataques de onças e outros animais. Segundo a Soul Vila Velha, a onça também é conhecida como 'sussuarana' e mesmo ameaçada de extinção, está presente no local desde sempre.


A aparição da onça-parda é considerada rara dentro da área protegida, principalmente no entardecer e período noturno que é quando sai para caçar. O Parque destaca que a onça não mora no local, mas usa a Unidade como um abrigo temporário, onde encontra alimentos em abundância.


Esse tipo de animal utiliza as Unidades de Conservação como um corredor ecológico, principalmente quando está em busca de um parceiro. A concessionária do Parque de Vila Velha ressalta a importância das unidades como o Parque Nacional dos Campos Gerais, a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana e outras se conectam.


Segundo a empresa, o registro é importante porque mostra que toda a cadeia alimentar está em equilíbrio, visto que a onça está no topo da cadeia alimentar.


Assista ao vídeo:



Comments


bottom of page