top of page
  • CBN Ponta Grossa

VÍDEO: Procissão celebra festa de Senhora Sant'Ana em Ponta Grossa

Festa na Catedral contou com Missa com o bispo e almoço.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

O dia da padroeira de Ponta Grossa, Senhora Sant’Ana, começou nesta terça-feira (26) com uma procissão no centro da cidade. Por volta das 10h os fiéis saíram com a imagem de Sant'Ana da Paróquia do Rosário em direção à Catedral.


A procissão durou cerca de meia hora. Um foguetório recebeu a imagem na Praça Marechal Floriano Peixoto e em seguida começou a Missa Solene com o bispo Dom Sergio Arthur Braschi.


Além da forte presença dos fiéis que ocupam todos os lugares da igreja, o que chamou a atenção também foi a presença de autoridades e políticos, a prefeita Elizabeth Schmidt e o vice Capitão Saulo, deputados federais e estaduais e outros políticos e ex-políticos.


Ao meio-dia foi servido o almoço festivo. No cardápio, salada primavera, mix de folhas e frutas, maionese, salpicão, leitão assado, posta ao molho, frango, macarronada, rondelli quatro queijos, arroz branco e arroz à grega.


As celebrações começaram no último sábado com um triduo em homenagem a senhora santana.


Depois de dois anos sem acontecer e, ano passado, com público reduzido, a Festa de Sant’Ana voltou a seus moldes tradicionais em 2022.


Em todos os dias do tríduo, foram instaladas barracas na lateral da igreja com a venda de artesanato e também pastel, quentão, refrigerante, espetinho e docinhos.


Senhora Sant’Ana, que também é a padroeira Castro, foi festejada desde o dia 17, com novenas na matriz no município. No sábado (23), houve bênção dos veículos com venda de pastel e quentão. Ontem foi realizado um Show de Prêmios, também com a comercialização de pastel, quentão e bolo no pote.


As comemorações desse ano preparam já a centésima edição da festa de Sant’Ana, em 2023, e os 250 anos da paróquia, a mais antiga da Diocese de Ponta Grossa.


Nesta terça-feira procissão pelo Rio Iapó às 8h30, com a imagem de Senhora Sant’Ana. A imagem saiu com os barqueiros, a partir do ponto de captação da rede de água da Sanepar, na Vila Poço Grande, desceu pelo rio até o ancoradouro no Parque Balneário Doutor Libânio Estanislau Cardoso.


Por volta das 9h15, a imagem chegou a ‘prainha’ e foi levada pelas ruas até a igreja matriz, onde, às 10 horas, começou a Missa Solene.


Assista ao vídeo:


Comments


bottom of page