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  • CBN Ponta Grossa

Varejo de Ponta Grossa tem crescimento de 1,82% em março


O setor do varejo de Ponta Grossa teve crescimento de 1,82% nas vendas em março na comparação com fevereiro. O resultado está na última da Pesquisa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que mediu a atividade comercial do Paraná no primeiro mês da pandemia. 


Dentre as regiões pesquisadas pela Fecomércio PR, que incluem oeste, sudoeste, Maringá, Londrina,  Ponta Grossa e Curitiba e Região Metropolitana, somente o varejo de Ponta Grossa teve alta. Em sentido oposto, a região Oeste foi a que mais sofreu no início da pandemia, com retração de 24,87% no faturamento do comércio.


Na comparação com março do ano passado, em todas as regiões os resultados foram negativos. Em uma análise geral, a pesquisa identificou que a atividade comercial no Paraná tem redução de 9,01% no primeiro mês da pandemia. Segundo Fecomércio PR, os únicos setores com crescimento nas vendas foram farmácias, supermercados e, em menor proporção, combustíveis.


Os registros dos primeiros casos de Covid-19 no Paraná provocaram uma corrida às farmácias e supermercados, com aumento de 21,46% e 16,33%, respectivamente, na comparação com o mês de fevereiro. Além de uma elevação de 2,47% no movimento dos postos de combustíveis.


Já os setores que apresentaram as maiores perdas em março em relação a fevereiro foram os que comercializam bens considerados não essenciais, tais como vestuário (-43,20%), calçados (-38,92%), livrarias e papelarias (-34,70%), lojas de departamentos (-33,91%) e concessionárias de veículos (-33,15%).

De acordo com a Fecomércio, isso demonstra que o reflexo inicial dos paranaenses diante da pandemia foi cortar despesas desnecessárias. O fechamento obrigatório de muitas lojas também limitou os negócios, uma vez que nem todas as empresas comercializavam seus produtos por plataformas digitais e muitas tiveram que se adaptar e migrar para novos canais de vendas.


No acumulado de janeiro a março o varejo estadual teve queda de 3,07%, sendo que os únicos setores que não amargaram prejuízos foram farmácias (6,86%), supermercados (6,60%) e combustíveis (2,45%).

Análise regional

Na comparação com março do ano passado, em todas as regiões os resultados foram negativos quanto ao varejo. Novamente a região Oeste teve a maior baixa nas vendas, com -24,54%, seguida por Maringá (-21,01%), Sudoeste (-16,55%), Londrina (-11,63%), Ponta Grossa (-7,58%) e Curitiba e RM (-4,80%).


Já no acumulado do ano (janeiro a março), apenas Curitiba e Região Metropolitana manteve o volume de vendas positivo, com pequena alta de 0,59%, ainda como consequência do bom desempenho que vinha apresentando até então. Nas demais regiões, os comerciantes tiveram perdas: Ponta Grossa (-4,32%), Londrina (-4,82%), Sudoeste (-5,86%), Região Oeste (-7,43%) e Maringá (-10,19%).


Imagem: Diário do Campos/Divulgação

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