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Varejo tradicional está entre os setores mais impactados pela pandemia da Covid-19, diz Sebrae


Um mapeamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) listou os setores mais impactados pela pandemia da Covid-19. Entre eles estão o varejo tradicional, a construção civil, alimentação fora do lar, turismo, economia criativa e serviços de beleza.


Conforme o estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, os 10 segmentos mais atingidos totalizam, no Brasil, 12,3 milhões de negócios. Joel Franzim Junior, gerente do Sebrae/PR em Ponta Grossa, explica que os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos da Covid-19 são os que tem interação presencial com os clientes.

Atualmente os pequenos negócios empregam 46,6 milhões de pessoas no país. Para auxiliar esses empreendedores na adoção de medidas que reduzam o impacto da crise, especialistas do Sebrae estão desenvolvendo ações, como afirma Franzim Junior.

O gerente do Sebrae ressalta também que os pequenos empresários devem manter a calma e pensar em um planejamento financeiro para esse momento.

Desde a última semana o atendimento do Sebrae está temporariamente suspenso. O apoio aos micro e pequenos empresários é feito através dos canais digitais, como o site www.sebraepr.com.br .


Mais detalhes


Outros setores afetados são os serviços educacionais, de logística, transporte e tecnologia. Conforme o Sebrae, a crise nesses setores preocupa porque juntos movimentam uma massa salarial anual de mais de R$ 238 bilhões. Além disso, a paralisação da produção da indústria chinesa deve afetar diretamente as empresas que atuam na área de eletrônicos, peças para o setor automotivo e têxtil.


Abaixo, confira as dicas específicas para os segmentos mais impactados


Alimentação Fora Do Lar


Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório.

Reduza em 1/3 quantidade de meses e estabeleça uma distância entre as mesas de 2m.

Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante – (Grab and Go).

Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa.

Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores preferencialmente locais.

Verifique o modal de transporte para reduzir o tempo de reposição.

Preste atenção no prolongamento dos prazos de entrega para avaliar o desempenho e a capacidade de acordo com as promessas do fornecedor e entrega ao cliente.


Beleza


Intensifique a higienização diária. Limpe periodicamente todas as superfícies com álcool gel 70%: maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços) e lavatório.

Ofereça álcool gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores.

Reforçar a importância da troca de toalhas e capas a cada cliente.

Reforce a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfuro-cortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente.

Aumente as distâncias entre as cadeiras e lavatórios para o mínimo de 1,5m.

Divulgue nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do COVID 19.

Não faça demissões nesse primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir custos com demissão. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa.

Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos.


Feiras Livres


Faça um planejamento emergencial de modo que você possa trabalhar com delivery, mesmo que de forma temporária.

Planeje com seus fornecedores alternativas de abastecimento no caso da paralização das atividades dos centros de abastecimento.

Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou Whatsapp.

Indústria de eletroeletrônicos

Identifique potenciais fornecedores nacionais que poderiam substituir insumos importados

Determine os insumos realmente críticos (volume de acordo com a necessidade de médio prazo), entenda os riscos dos fornecedores diretos e subcontratados.

Logística e transporte

Limpe e desinfete seu veículo. Preste atenção especial às superfícies com as quais você e os usuários entram em contato frequentemente (especialmente importante para motoristas de transporte individual)

Mantenha as janelas do automóvel abertas para fazer o ar circular melhor.


Moda – Indústria e Varejo


Aumente a ventilação natural do espaço de produção. Caso tenha que usar ar condicionado, verifique se os filtros se encontram limpos.

Priorize os fornecedores locais para evitar falta ou atraso de entrega.

Serviços Educacionais

Substituição excepcional das aulas presenciais por virtuais, tendo como apoio o uso de ferramentas tecnológicas. Sugere-se, inclusive, que esta opção de atendimento ao aluno seja contabilizada como atividade letiva.

Para as escolas que não têm plataforma de ensino à distância, deve-se analisar a possibilidade de uso em caráter emergencial.

Adiar eventos extracurriculares, como feiras culturais, gincanas ou torneios desportivos.


Turismo


Aproveitar o momento de baixa para fazer melhorias na infraestrutura.

Definir política de cancelamento e adiamento das reservas dos serviços.

Definir e implementar comunicação com clientes e fornecedores.

Comunicar ao cliente para adiar e não cancelar a viagem


Economia Criativa


Distribuição de conteúdo via serviços de streaming

Transformar eventos presenciais em transmissões online, alinhadas ao movimento dos MOOCS (Massive Open Online Courses).



Imagem: Divulgação


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