• Thailan Jaros

Vendas do Dia das Mães aumentam 14% em Ponta Grossa

Município é destaque no estado com o maior aumento de vendas de um ano para o outro.

Foto: AEN

As vendas do Dia das Mães em Ponta Grossa aumentaram 14,4% neste ano em comparação com o ano passado. O município teve o maior aumento do estado, segundo uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).


Conforme o levantamento, Cascavel teve aumento de 14,2%, Francisco Beltrão de 12,8% e Guarapuava de 11,7%. As vendas em Maringá aumentaram em 9,2% neste ano, em Curitiba 7,5% e Londrina teve aumento de 7,15% nas vendas.


De acordo com a pesquisa, o aumento em Ponta Grossa é maior que a média do estado, que teve elevação de 10,9% no Dia das Mães.


O levantamento foi realizado pela Datacenso na última terça-feira (10) e envolveu quinhentos empresários das cinco regiões do Paraná. A margem de erro é de 4%.


Segundo a Faciap, o objetivo da pesquisa foi comprovar a impressão dos empresários neste cenário de expansão da atividade comercial e de expectativas com relação à retomada da economia.


A maioria dos empresários ouvidos na pesquisa anterior disse que o fim da pandemia e a vacinação contra a Covid-19 contribuem para o aumento do movimento e das vendas no comércio.


Além disso, a liberação do FGTS e a primeira parcela do 13° dos aposentados também influenciaram positivamente nas vendas.


Ponta Grossa e Cascavel foram as regiões onde os empresários demonstraram mais otimismo e foram as cidades que apresentaram melhores desempenhos nas vendas em relação a 2021. A pesquisa mostrou que 39% dos comerciantes entrevistados revelaram que tiveram vendas superiores às registradas no ano passado.