top of page
  • CBN Ponta Grossa

20ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira

Conforme a organização, cerca de 50 pessoas já se inscreveram para a programação presencial.

A 20ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (16) no Museu Campos Gerais. Conforme a organização, cerca de 50 pessoas já se inscreveram para a programação presencial.


A abertura está prevista para às 19h no Auditório Brasil Pinheiro Machado. A conferência destaca o processo de restauro da sede histórica do Museu, com participação do reitor Miguel Sanches Neto, da pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco e do juiz federal Antônio César Bochenek.


Segundo o Museu, o público inscrito na semana envolve estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, gestores e agentes de espaços de memória de Ponta Grossa e região.


Durante a semana estão previstos debates e oficinas com representantes do Parque Histórico de Carambeí, do Museu Histórico de Telêmaco Borba, do Museu Imigrante Holandês de Arapoti, do Museu de Ciências Naturais da UEPG e do Memorial do Basquete de Ponta Grossa.


A sede histórica


Inaugurado em 1928, o prédio na esquina entre as ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro abrigou a sede do Fórum de Ponta Grossa. Em 1983, o Fórum foi transferido para outro local e o prédio passou a abrigar a sede do Museu Campos Gerais da UEPG.


Em 2003, o museu transferiu as atividades para a antiga sede do banco Banestado, na mesma quadra da edificação de origem, onde permanece até hoje. As obras de restauro agora em andamento referem-se a projeto submetido ao Fundo Nacional de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, em 2019, para recuperação de prédios históricos da justiça brasileira na região sul do país.


O processo foi contemplado com a liberação de R$ 10,5 milhões para a execução do restauro do prédio.

bottom of page