53º Fenata da UEPG começa com peça sobre Dercy Gonçalves
- CBN Ponta Grossa
- há 24 minutos
- 1 min de leitura
O 53º Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Fenata, será aberto na noite de 9 de novembro com a peça Nasci Pra Ser Dercy, às 18h30, no Teatro Marista. Na montagem, a atriz Grace Gianoukas interpreta Vera, uma atriz em teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Ao se deparar com um roteiro cheio de estereótipos, a personagem reflete sobre a própria visão da atriz, enquanto memórias de sua mãe, fã de Dercy, vêm à tona. O ator Miguel Falabella participa como voz-off.

O monólogo, escrito por Kiko Rieser, aborda a vida e a carreira de Dercy Gonçalves, destacando a contribuição para o teatro brasileiro e a defesa da liberdade das mulheres, incluindo no período da ditadura militar. A peça já foi apresentada em mais de 15 estados brasileiros e recebeu prêmios como Shell, APCA, I Love Prio Humor de melhor atriz e Bibi Ferreira de melhor dramaturgia.
O festival será encerrado em 13 de novembro, às 20h, no Auditório B do Cine-Teatro Ópera, com a apresentação de Autobiografia Autorizada, de Juliana Betti e Rafael Ponzi. O monólogo é conduzido pelo ator e diretor Paulo Betti e percorre cinquenta anos de sua trajetória no teatro, cinema e televisão, mostrando diferentes etapas da própria vida e personagens interpretados por ele mesmo.
Até o início do Fenata, informações sobre as peças e venda de ingressos estarão disponíveis no site e nas redes sociais da UEPG.