• Thailan Jaros

AGENDA CULTURAL: confira os destaques para este fim de semana em Ponta Grossa

Confira a programação cultural deste fim de semana em Ponta Grossa.


Oficinas de cinema


Nesta sexta-feira (05) começa um ciclo de oficinas de cinema em Ponta Grossa. As atividades devem acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados em Uvaranas. De acordo com a organização, a oficina é inspirada na cineasta afro-cubana Sara Gómez.


A primeira oficina sobre trilha sonora e sonodrama e está programada para esta sexta-feira às 17h, com, Luiz Lepchak. A mesma oficina acontece no sábado às 09h. As inscrições são feitas pela internet.


Sessão de cinema


No sábado (06), das 17h30 às 19h30, tem sessão de cinema com bate papo no Centro de Artes e Esportes Unificados em Uvaranas. A sessão vai exibir de forma gratuita e aberta à toda comunidade filmes e documentários.


Solo teatral


Nesta sexta-feira (05) acontece o solo teatral “Deriva” no Centro de Artes e Esportes Unificados de Ponta Grossa. A dramaturgia e atuação é de Gabriel Vernek e a direção de Ligiane Ferreira. A peça começa às 20h e o valor do ingresso custa R$ 20.


Sexta às Seis


Parte do projeto “Sexta às Seis”, as bandas Blues na Estrada e Last Times se apresentam a partir das 18h. O projeto tem o objetivo de fomentar a cena da música alternativa, underground e do rock na cidade. A edição desta sexta-feira é a terceira desde a retomada do Sexta às Seis.


A banda Blues na Estrada foi formada em abril de 2000 com o propósito de mostrar o trabalho seguindo as linhas clássicas do tradicional blues americano. Atualmente, é formada por André Felipe Rodrigues (contrabaixo e vocal), Denis Carvalho dos Santos (guitarra e vocal), Fabinho Ribeiro (guitarra e voz principal), Tiago Barbisan (baterista e vocal) e Will Silva (teclado e vocal).


O grupo ganhou o prêmio especial de originalidade no Festival Universitário da Canção (FUC) em 2003 e ficou em primeiro lugar no Festival da Munchen Fest, em 2005. Em 2006, iniciou uma série de apresentações em casas noturnas, bares e clubes da região.

Um dos principais momentos da banda foi a participação no 10º Festival de Música de Ponta Grossa, quando tocou músicas autorais com a Banda Lyra dos Campos.


A banda Last Times foi fundada em 2019 e é formada por Rodrigo Dias (guitarra), Rob Silveira (guitarra), Leandro Silveira (baixo), Rodrigo Freitas (bateria) e Marcelo Coutinho (vocal), com o objetivo de fazer heavy metal com tema cristão.


Em 2020, a banda lançou duas músicas nas plataformas digitais. A Last Times finalizou recentemente mais três músicas que foram gravadas em estúdio e serão lançadas após a produção dos videoclipes ainda Neste ano.


Feira da Barão


Neste fim de semana tem mais uma edição da Feira da Barão. Dessa vez o evento é especial de Dia dos Pais e acontece no sábado (06) e domingo (07) das 10h às 17h na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa.


Festa de São Cristovão


Acontece neste domingo (07) a festa de São Cristovão em Oficinas. O evento marca os 70 anos da procissão e da bênção dos veículos realizada pela Paróquia São Cristóvão em Ponta Grossa. De acordo com a diocese, neste ano a benção deve superar 4 mil carros, motos e caminhões.


A procissão acontece depois de uma missa celebrada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, às 09h. A paróquia São Cristóvão fica na rua João Dubois, 75, próximo ao colégio Jesus Divino Operário.


Festa da colheita


Em Tibagi, começa nesta sexta-feira (05) a Festa de Ação de Graças pela Colheita. O evento começa às 18h30 na Praça 18 de Março com apresentação das igrejas e o desfile das candidatas à princesa da festa nas categorias mirim, juvenil e melhor idade.


Nesta sexta ainda tem a premiação das candidatas a partir de brindes oferecidos pelo comércio de Tibagi. No sábado, a festa começa às 14h, com tarde recreativa para crianças e o desfile de maquinário. Um culto ecumênico está previsto para as 18h e logo após tem início o show com o cantor Fernandinho, previsto para começar por volta das 20h. Na sequência, será feita a coroação das princesas.


Semana do Patrimônio Cultural


Ao longo da próxima semana acontece em Ponta Grossa a Semana do Patrimônio Cultural 2022. O evento vai abordar e discutir questões sobre ensinar, sensibilizar e preservar atrelado ao patrimônio histórico.


A programação conta com oficinas, exposição, e passeio a pontos históricos da cidade. As atividades vão do dia 08 ao dia 12 de agosto. Durante todos esses dias, das 09h às 17h, estará disponível uma Visita Guiada pela Mansão Villa Hilda. Não precisa agendar horário.


A programação completa está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura.


Exposição


Na próxima segunda-feira (08), será aberta a “Exposição Registros da cidade: Corpo e Alma”, no Ponto Azul da Praça Barão do Rio Branco.


Cinema


Em cartaz nos cinemas de Ponta Grossa os filmes O Palestrante, Thor: Amor e Trovão, Minions 2: A Origem de Gru, O Telefone Preto, Trem-Bala, Elvis e Liga Dos Super Pets.