top of page
  • CBN Ponta Grossa

App 153 Cidadão promete facilitar denúncias para a Guarda Municipal

A Prefeitura de Ponta Grossa lançou o aplicativo '153 Cidadão', uma nova ferramenta que facilita o contato da população com a Guarda Municipal. O app permite que os moradores façam denúncias e solicitem uma viatura.


App 153 Cidadão está disponível para download em lojas de aplicativo - Foto: Divulgação

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o '153 Cidadão' vai aproximar ainda mais a Guarda Municipal da população. Ela mencionou que a cidade já conta com o programa Vizinhança Segura, grupos de Whatsapp, câmeras de monitoramento de moradores, botão do pânico em escolas e unidades de saúde, e bases da Guarda Municipal em regiões estratégicas de Ponta Grossa. Segundo a prefeita, esses canais de comunicação aumentam a segurança pública na cidade.


A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, explicou que os moradores poderão registrar cinco tipos de ocorrência no aplicativo: Roubo, Furto, Violência Doméstica, Ameaça e Dano ao patrimônio público. Será possível enviar fotos para ajudar os atendentes a identificarem a melhor forma de responder à ocorrência. Além disso, os dados de localização permitirão identificar a viatura mais próxima para um atendimento rápido.


Veja como instalar e usar o app:


Para acessar o aplicativo 153 Cidadão você precisa baixá-lo na sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store); com o aplicativo já baixado é necessário realizar a verificação do usuário, para isso o aplicativo enviará um SMS com o código de verificação. Com o usuário já verificado, você precisa se cadastrar no app, então, coloque todos os dados solicitados, confirme se estão corretos e finalize. Pronto, agora você terá acesso ao app com todas as suas funcionalidades.


Para realizar uma denúncia no app:


1° Entre no aplicativo 153 Cidadão e procure pela função ATENDIMENTO;


2° Preencha os espaços solicitados: LOCAL, TIPO DE DENÚNCIA ( maus-tratos, atos obscenos, etc), DESCRIÇÃO;


3° Indique se o fato está ocorrendo agora ou não;


4° Indique se está solicitando uma viatura ou apenas denunciando;


5° Coloque se a denúncia é sigilosa ou não;


6° Depois de incluir todas as informações necessárias clique em CONCLUIR. A denúncia será registrada e enviada para a Central e encaminhada para os agentes Municipais


*Texto escrito a partir de informações da assessoria de imprensa

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page