top of page
  • CBN Ponta Grossa

Asilo particular é interditado em Ponta Grossa por "risco iminente à saúde" dos moradores

Fiscais constataram irregularidades como equipe de trabalho insuficiente, profissionais sem qualificação e problemas com medicação.

Foto: Internet

A vigilância sanitária interditou um asilo particular de Ponta Grossa por irregularidades que configuram "risco iminente à saúde" dos moradores. De acordo com a prefeitura, cerca de 45 idosos moravam no local.


O asilo não pode receber novos residentes e deve transferir os atuais para outras instituições. A interdição total é cautelar e vale por três meses. A direção do estabelecimento afirma que os pacientes são bem tratados no local e considera a interdição arbitrária.


O lar de idosos passou por inspeção entre os dias 04 e 09 de novembro. Conforme a prefeitura, os fiscais constataram irregularidades e intimaram a instituição para que regularizasse os problemas.


Outra vistoria foi feita nos dias 22 e 23 de dezembro para verificar o cumprimento das recomendações e avaliar denúncias dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso. Após a inspeção, os fiscais constataram que as irregularidades não foram corrigidas e decidiram interditar o local.


Entre as irregularidades estão equipe de trabalho insuficiente, profissionais sem qualificação, problemas com medicação e a ausência de registro de dados em prontuários médicos.


De acordo com a fiscalização, embora haja profissional médico, há uso de medicamentos que somente podem ser empregados em hospitais, como antibióticos de amplo espectro.


Além disso, foi constatado problemas com a estocagem correta e conservação dos medicamentos e a ausência de protocolos de controle de infecções e uso de antibióticos.

Se as irregularidades não forem resolvidas nos três meses, o local pode ser interditado definitivamente após o julgamento do processo administrativo. O estabelecimento também foi autuado, mediante a aplicação de infração sanitária, que poderá resultar na aplicação de multa.

Em nota, o asilo esclareceu que passou por uma má gestão de um ex-gerente geral. Conforme o estabelecimento, ele foi demitido por justa causa em outubro, por atos de improbidade.


De acordo com a nota, a atual gestão do local já entrou com uma notícia crime no Ministério Público, apontando autoria e materialidade do crime que sofreu e vem sofrendo.


A direção também registrou um boletim de ocorrência sobre danos às documentações da empresa, assim como supostas ameaças à atual administração da casa. Segundo a nota, o asilo aguarda instauração de inquérito policial e apuração do Ministério Público sobre as denúncias.


Ainda conforme a administração do asilo, a diretoria está respondendo às demandas e se readequando a todas as exigências estabelecidas pela vigilância sanitária, para que nos próximos dias retorne suas atividades normais.



Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato Comercial

daiane@cbnpg.com.br

bottom of page