• Thailan Jaros

Boleto do IPTU já pode ser emitido pela internet em Ponta Grossa

População pode acessar o “Portal do Contribuinte” e seguir o passo-a-passo para a geração do boleto.

O boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 já pode ser gerado pela internet, em Ponta Grossa. O documento impresso começa a ser entregue no dia 1º de março.


O imposto é cobrado sobre propriedades imobiliárias urbanas, para todos os tipos de imóveis, como residências, prédios comerciais, apartamentos e salas comerciais.


De acordo com a prefeitura, a população pode acessar o “Portal do Contribuinte” e seguir o passo-a-passo para a geração do boleto.


O pagamento da cota única com 15% de desconto no Imposto deve ser pago até o dia 10 de março. Já o pagamento parcelado poderá ser feito em dez vezes, de março a dezembro. A primeira parcela vence no dia 20 de março e as demais a cada 30 dias, sempre no dia 20 de cada mês.


Neste ano, o reajuste do IPTU deve ser de cerca de 10%, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda. Esse é o índice da inflação que fechou 2021 em 10,06, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O reajuste foi anunciado no ano passado depois que o projeto de correção no valor do IPTU foi rejeitado na Câmara de Vereadores. Segundo a Secretaria, o aumento será aplicado sobre a taxa de coleta de lixo, o valor venal dos terrenos e das edificações.