Contribuinte pode solicitar a parcela para pagamento e débitos de IPTU de exercícios anteriores, além de autorizar o envio do IPTU 2024.

O pagamento de débitos do IPTU pode ser consultado pelo Whatsapp a partir desta segunda-feira (10) em Ponta Grossa. Conforme a Secretaria da Fazenda, os dados podem ser consultados pelo número (42) 3220-1234.
O uso do aplicativo para essa finalidade ocorre de forma inédita em Ponta Grossa, uma vez que neste ano o boleto foi enviado somente com a cota única para pagamento do tributo. Pelo Whatsapp, o contribuinte pode consultar os dados e gerar o boleto.
O usuário pode solicitar a parcela para pagamento e também consultar débitos de IPTU de exercícios anteriores, além de autorizar o envio do IPTU 2024. Foi escolhido o número de fácil identificação para evitar golpes.
Para ter acesso às informações, é necessário que o contribuinte apenas digite o número do cadastro do imóvel e confirme algumas informações simples. Logo em seguida, o programa informa do código de barras e gera também o boleto em PDF para o pagamento.
O número do cadastro do imóvel está na capa do boleto enviado pelo correio e na parte superior do boleto de pagamentos, ou ainda em boletos e carnês de anos anteriores. Conforme um levantamento feito pela secretaria da Fazenda, pouco mais de 53 mil cadastros pagaram o IPTU 2023 em cota única, e 25 mil fizeram o pagamento da primeira parcela.
Isso representa em valores absolutos cerca de R$ 45 milhões de reais pagos até o dia 31 de março, restando um total de aproximadamente R$ 127 milhões.
Para quem optou pelo parcelamento, o vencimento das parcelas ocorre no dia 20 de cada mês, começando em abril e terminando em dezembro. Os pedidos de revisão dos valores, para quem identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel, devem ser protocolados até o dia 30 de maio. A solicitação pode ser feita tanto na Praça de Atendimento como de forma on-line, pelo site da Prefeitura.
Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma on-line até o dia 31 de outubro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa caso o valor fique em aberto.
Ponta Grossa vai extinguir definitivamente o boleto impresso do IPTU para o exercício 2024. De acordo com a secretaria da Fazenda, essa medida deve gerar uma economia de meio milhão de reais com despesas de impressão e entrega da correspondência do tributo.
Comments