top of page
  • CBN Ponta Grossa

Câmara de vereadores de PG lidera transparência entre as maiores cidades do Paraná, aponta TCE

Ranking é divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado e avalia portais da transparência.

Entre as maiores cidades do Paraná, a Câmara Municipal de Ponta Grossa lidera o ranking de transparência divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2022, o legislativo alcançou 98,65% no Índice de Transparência da Administração Pública e obteve a quarta melhor nota geral entre os 399 municípios paranaenses.


É a quarta edição do ranking realizado pelo TCE, mas a primeira vez que o órgão avaliou os portais da transparência das Câmaras Municipais além das Prefeituras. Entre os critérios analisados estão a presença de informações prioritárias no site, como ferramentas de pesquisa, facilidade no acesso à informação, endereços, telefones e horário de atendimento.


O Tribunal também leva em conta o canal de comunicação com a população, estrutura organizacional e informações atualizadas em tempo real. O Portal da Transparência ainda deve mostrar a relação de servidores, remuneração e procedimentos de licitações.


Entre as maiores cidades do estado, Londrina figura na posição de número 98 no ranking geral, Curitiba 101, Maringá 148 e Cascavel 179. Ponta Grossa está empatado com Contenda, Marilândia do Sul e Mandaguaçu.


Em primeiro lugar no estado estão os municípios de Guaraniaçu e Ribeirão do Pinhal com 100%. Em seguida estão Marechal Cândido Rondon, Realeza, Cantagalo, Marmeleiro e Palmeira.


De acordo com o legislativo, todas as sessões e reuniões de Comissões Parlamentares são transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, com link para redes sociais, permitindo o acompanhamento por parte da população.


O portal da transparência mostra informações como a frequência dos vereadores às sessões, as diárias de viagem para tratar de assuntos parlamentares e a relação de salários de vereadores e servidores efetivos e comissionados do Legislativo.


De acordo com o TCE, na região Castro recebeu nota de 95,95%, Telêmaco Borba 95%, Ipiranga 93,65%, Curiúva 91,66% e Sengés 91,37%. Piraí do Sul, Carambeí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ventania, Tibagi e Arapoti atingiram índice abaixo de 90%.


Já no caso das administrações municipais, a prefeitura de Ponta Grossa conquistou índice de 89,45% e está na posição de número 142. Conforme o ranking, o município não apresenta no portal da transparência alguns dados sobre licitações e número de vagas ocupadas e em espera nas escolas municipais.


Em relação às maiores cidades do Paraná, as prefeituras de Londrina e Maringá atingiram 100% e figuram nas primeiras posições. Já prefeitura de Curitiba soma índice de 98,78% e Cascavel de 98.55%.


Ouça:



Comments


bottom of page