Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira
- CBN Ponta Grossa
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Ponta Grossa inicia na próxima segunda-feira (16), uma campanha de vacinação contra o sarampo. A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde, é voltada exclusivamente para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade.

A campanha segue recomendação do Ministério da Saúde, devido ao registro recente de casos de sarampo no Brasil. A coordenadora do Departamento de Imunização da FMS, Stela Godoy, afirma que a medida é preventiva e busca proteger as crianças mais vulneráveis. Ela explica que a vacina aplicada, chamada de “Dose Zero”, oferece uma proteção adicional, mas não substitui as doses previstas no calendário de vacinação.
A imunização será feita em 24 Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacina, no Centro Vacina PG e também durante as ações do Ônibus da Vacina. As crianças de 6 a 8 meses receberão a vacina Dupla Viral, que protege contra sarampo e rubéola. Já as de 9 meses a 11 meses e 29 dias receberão a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liliam Brandalise, reforça a importância da participação dos pais e responsáveis. Segundo ela, o objetivo é imunizar o maior número possível de crianças para evitar a circulação do vírus no município.
Para a vacinação, é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança e um documento com foto. A vacina é gratuita.
De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, a aplicação da Dose Zero foi recomendada para áreas com risco de reintrodução do sarampo, como regiões turísticas e locais com grande circulação de pessoas. Embora o Brasil tenha certificado a eliminação do sarampo, o risco de reintrodução aumentou devido ao crescimento de casos em outros países da América. No Paraná, as doses foram enviadas a 63 municípios.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments