top of page
  • Ricardo Silveira

‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’ movimenta a cidade a partir de sexta

Carnaval promete reviver grandes momentos de alegria em Ponta Grossa

(Foto: Assessoria).

Ponta Grossa se prepara para a realização de um dos maiores carnavais da cidade das últimas décadas. Com o tema ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’ (alusivo aos 200 anos do Município), a festa contará com desfiles de blocos, de escolas de samba, do tradicional Corso, matinês infantil e da terceira idade, baile e Concurso de Fantasias e da Rainha do Carnaval.


A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. Toda programação acontece nas ruas centrais e Parque Ambiental.


“Nós trabalhamos no sentido de fomentar e fortalecer a cultura de Ponta Grossa e, nesse sentido, o Carnaval é uma das manifestações mais tradicionais e importantes do país. A festa que estamos programando, tenho certeza, será um grande marco para nossa população e tornará o aniversário de 200 anos do município ainda mais bonito”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.


O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explica que o objetivo do Carnaval 2023 é integrar toda comunidade em uma festa plural, voltada para os diferentes públicos, com atrações diversas. “Nosso Carnaval será, acima de tudo, uma celebração da história de Ponta Grossa e integração de todos, por meio da música e da alegria. Será uma celebração da felicidade para todas as idades. Tudo isso com muita segurança e harmonia”, destaca o secretário.


O encontro com os foliões começa às 20 horas de sexta-feira (17), no Parque Ambiental, quando acontece o Baile Municipal, com Concurso da Rainha e Concurso de Fantasias. Além do baile, no mesmo local, nos dias seguintes haverá apresentação da Banda Show, com início sempre após os desfiles dos blocos. A programação será encerrada às 22h30, todos os dias.


Diariamente, de sábado a terça, quatro blocos animam o Carnaval ponta-grossense. O primeiro a sair é o ‘Bloco des Polaces’, que se concentra no sábado (18), a partir das 14 horas, na Praça Barão de Guaraúna. No domingo (19) será a vez do ‘Trem das Onze’, que sai às 16 horas em frente da Feira do Produtor. E os desfiles continuam em plena segunda-feira (20), com o ‘Bloco da Chave’, também às 16 horas, em frente à Feira do Produtor. Na terça, fechando a programação dos blocos, será a vez do ‘Bloco da XV’, na Rua XV de Novembro. Todos os blocos também estão convidados a participar do Corso, no domingo, a partir das 20 horas, na Rua Benjamin Constant.


O tradicional desfile das escolas de samba acontece no sábado na Rua Benjamin Constant, com início marcado para às 20 horas. Quatro escolas estão confirmadas: Cidade de Olarias, Baixada Princesina, Ases da Vila e Estopim da Fiel.


Crianças e idosos também têm espaço no Carnaval de Ponta Grossa. No Parque Ambiental. No domingo, a partir das 15 horas, acontece o Matinê Infantil. No mesmo horário, na segunda-feira, será a vez do Matinê da Terceira Idade. Ainda na programação diurna, na terça-feira (21), às 15 horas, tem o ‘Pagode no Ambiental’, com Juliano Carneiro e Banda.


EXPOSIÇÃO


Vale destacar que continua a exposição “Entre bonecos e fantasias – o minúsculo mundo do carnaval de maquete”, de Renato Garcia, em exibição na Unidade Cultural Ponto Azul. A promoção também é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição pode ser visitada até o dia primeiro de março.


A maquete retrata uma escola de samba nos moldes oficiais, só que em forma de maquete. “Os visitantes podem ver alas, carros alegóricos, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, em miniatura, tentando ser o mais fiel possível a uma escola real”, explica Renato.


A exposição é consequência de um concurso de escolas de samba de maquetes que acontece a nível nacional, realizado pela União das Escolas de Samba de Maquete (UESM). A maquete é composta por cerca de 450 bonecos, além das alegorias.


Confira abaixo toda programação


Dia 17 – Sexta-feira


20 horas: Baile Municipal com Concurso da Rainha e Concurso de Fantasia, no Parque Ambiental.


Dia 18 – Sábado


14 horas: Bloco dos Polacos (Bloco des Polaces). A concentração acontece na Praça Barão de Guaraúna.

20 horas: Desfile das Escolas de Samba na Rua Benjamin Constant.

Festa no Parque Ambiental com Banda Show. O evento começa logo após o desfile das escolas de samba.


Dia 19 – Domingo


15 horas: Matinê Infantil, no Parque Ambiental.

16 horas: Bloco Trem das 11. Concentração na Feira Do Produtor.

20 horas: Corso.

Festa no Parque Ambiental com Banda Show. Início após o desfile do bloco Trem das 11.


Dia 20 – Segunda-feira


15 horas: Matinê da Melhor Idade, no Parque Ambiental.

16 horas: Bloco da Chave, com concentração na Feira Do Produtor.

Festa no Parque Ambiental, com a Banda Show logo após o desfile do Bloco da Chave.


Dia 21 – Terça-feira


15 horas: Pagode no Ambiental, com Juliano Carneiro e Banda

16 horas: Bloco da XV, com concentração na Rua XV de Novembro.

Festa no Parque Ambiental, com a Banda Show. As atividades iniciam após o desfile do bloco.


Resultado do Corso.

Comments


bottom of page