top of page
  • CBN Ponta Grossa

Carnaval de Ponta Grossa entra no quarto dia nesta segunda-feira

Evento que comemora os 200 anos de Ponta Grossa conta com programação intensa desde a sexta-feira (17).

Foto: Secretaria Municipal de Cultura

Ponta Grossa entra no quarto dia de carnaval nesta segunda-feira (20) com a matinê dos idosos às 15h no Parque Ambiental e a saída do ‘Bloco Chave’ a partir das 16h na Feira do Produtor.


O evento que comemora os 200 anos de Ponta Grossa conta com programação intensa desde a sexta-feira (17) e tem o objetivo de fomentar e fortalecer a cultura da cidade, já que o carnaval é uma das manifestações mais tradicionais e importantes do país.


A abertura aconteceu no Parque Ambiental na sexta-feira com o Baile Municipal, o concurso da Rainha do Carnaval e o concurso de Fantasias. A prefeita Elizabeth Schmidt coroou o Rei Momo e deu início às atividades.


O carnavalesco Anderson Pedroso foi escolhido por aclamação como o personagem que representa o espírito da festa.


A prefeita Elizabeth Schmidt caiu no palco enquanto fazia um discurso. Ela falava sobre a tradição do carnaval em Ponta Grossa quando pisou em falso em uma rampa de acesso ao palco e sofreu a queda. Rapidamente, pessoas que estavam no local ajudaram ela a se levantar.


A prefeita seguiu com o discurso e ainda brincou com a queda. Após as apresentações, começaram os concursos de rainha e melhor fantasia do carnaval. Fabiana Ramos de Lara foi coroada rainha, Aline Rafaely, a Princesa e Graziele de Jesus foi a Musa do Carnaval.


Cada uma recebeu R$ 2 mil de premiação. Claudinei Alves Pereira ganhou o prêmio de melhor fantasia.


No sábado, a folia continuou com o Bloco dos Polacos, que se reuniu na Praça Barão de Guaraúna às 16h.


À noite, teve o desfile das escolas de samba que aconteceu dentro do pavilhão montado no Parque Ambiental devido à chuva. Ao todo foram quatro escolas: Cidade de Olarias, Ases da Vila, Baixada Princesina e Estopim da Fiel.


As quatro escolas celebraram os 200 anos em seus enredos. A vencedora neste ano foi a Associação Recreativa Ases da Vila. A escola foi fundada em 1997 em Uvaranas e levou o enredo “Ponta Grossa” ao pavilhão para contar os 200 anos da cidade.


A escola levou 80 componentes, divididos entre a bateria e as alas. Na ala das baianas, a baiana mais velha do carnaval, Carmelina Leite, de 92 anos. A ala das meninas homenageou as riquezas e a alegria do município e a ‘ala dos meninos’, destacou Vila Velha.


No domingo, o Parque Ambiental recebeu as crianças na matinê infantil às 15h. Às 16h, o Bloco Trem das 11 começou a se concentrar na Feira do Produtor. A festa terminou com o desfile do tradicional Corso na Rua Benjamin Constant.


Nesta segunda-feira a partir das 15h tem a matinê da terceira idade no Parque Ambiental e às 16h a saída do Bloco Chave na Feira do Produtor. A noite termina com o baile de carnaval.


Na terça-feira (21) às 15h está previsto o ‘Pagode no Ambiental’, com Juliano Carneiro e Banda. Às 16h, o ‘Bloco da XV’ fecha a programação na Rua XV de Novembro. Por conta desses blocos, um trecho da rua Benjamin Constant, entre a avenida Vicente Machado e a rua Padre João Lux, será bloqueado a partir das 18h30 nesta segunda-feira (20).


Nesta terça-feira, o bloqueio começa às 16h no cruzamento da rua XV de Novembro com Augusto Ribas devido à concentração do Bloco da XV, que vai até às 18h30. Após esse horário, os participantes do bloco vão descer até o Parque Ambiental acompanhados das equipes de trânsito do Município.

bottom of page