top of page
  • CBN Ponta Grossa

Casa dos Sentidos recebe escolas municipais de Ponta Grossa (PR)

A exposição, instalada na Biblioteca Municipal da cidade, vai recepcionar cerca de 300 alunos da rede pública em visitas monitoradas


Centenas de alunos da rede de ensino de Ponta Grossa (PR) marcarão presença em uma exposição artística sensível e educativa. A Casa dos Sentidos, uma mostra interativa inspirada na vivência de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está instalada na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa, vai receber 10 escolas municipais da cidades até a próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, para visitas guiadas com monitoria. Aproximadamente 300 pessoas, entre professores e alunos, devem passar pela mostra.

  

A Casa dos Sentidos teve sua estreia em 2022, em Curitiba (PR), apresentando uma instalação interativa que alia sensibilidade artística com a temática das vivências de crianças e adolescentes com TEA. Com o sucesso do projeto, a segunda edição, realizada em 2023, ganhou maiores proporções, com uma versão pocket da casa que circulou por diversas cidades em diferentes estados. Depois de Monte Mor (SP) e Catalão (GO), a exposição agora está em Ponta Grossa com uma versão da casa que apresenta os cômodos Sala de Jantar, Quarto e Cozinha, elaborados respectivamente pelos artistas Bruna Alcantara, Marcella Callado e Bruno Romã.

 

A exposição alia artistas e arquitetos para criar o espaço da casa, simbolizando um ambiente seguro e receptivo. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. O projeto foi desenvolvido depois de uma extensa pesquisa com crianças e adolescentes com TEA, acompanhada por profissionais de psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

 

“A casa é o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo”, explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e da Guanabara Produções Culturais.

 

A Casa dos Sentidos Pocket ficará aberta para visitação na cidade de Ponta Grossa até o dia 03 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei (R. dos Operários, 100 – Olarias), com entrada gratuita. A exposição conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da Tetra Pak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e Centro de Psicomotricidade Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site.


Das Assessorias

bottom of page