top of page
  • CBN Ponta Grossa

Cerca de 350 profissionais começam coleta de dados do Censo 2022 em Ponta Grossa

Em todo o Paraná, são mais de 11 mil profissionais contratados pelo IBGE.

Foto: IBGE

A partir desta segunda-feira (1º), quase 350 profissionais de Ponta Grossa passam a coletar informações do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Conforme o Instituto, são 312 recenseadores que atuam diretamente na coleta das informações. Outros 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) orientam os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. Além disso, seis agentes censitários municipais (ACM), gerenciam o trabalho do posto de coleta.


Em todo o Paraná, são mais de 11 mil profissionais contratados pelo IBGE. Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.


São dois tipos de questionários, o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.


A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. O questionário básico coleta informações de identificação do domicílio, moradores, características, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento e mortalidade.


Já o questionário da amostra investiga também o trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.


Os questionários poderão ser respondidos no formato físico, por telefone ou por internet. No entanto, sempre o primeiro contato deve ser presencial. As coletas vão até outubro. De acordo com o IBGE, as visitas poderão ser feitas em horários noturnos, durante feriados e fins de semana.


Como identificar os profissionais


Os recenseadores sempre vão estar uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site.


Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Arte: IBGE

bottom of page