top of page
  • CBN Ponta Grossa

Chuva ajuda no avanço do plantio da soja nos Campos Gerais

Conforme o boletim do Deral, as chuvas devolvem parte da umidade necessária para o plantio em algumas regiões.

Foto: AEN

As chuvas registradas em Ponta Grossa desde o começo de outubro ajudaram no plantio da soja. É o que diz o boletim do Departamento de Economia Rural (Deral) publicado no final da semana passada.


Segundo o Deral, o clima chuvoso em todo o estado permitiu que a cultura do grão ganhasse novo ritmo. Na semana anterior, o levantamento dos técnicos apontava semeadura em 407 mil hectares no Paraná, o que representava 7% do total de área estimada na safra.


Só na região de Ponta Grossa, a área plantada chegou a 21.900 hectares, de acordo com o último levantamento publicado pelo Deral. Esse número significa 4% de um espaço estimado em 547.500 hectares.

No levantamento anterior, a área plantada era de somente 2% do total, com plantação de 10.950 hectares. Conforme o boletim conjuntural do Departamento, as chuvas devolvem parte da umidade necessária para o plantio em algumas regiões e ajudam para que as lavouras tenham um bom desenvolvimento.


O meteorologista Samuel Braun explica que os registros de chuva foram positivos para o estado, principalmente devido ao desabastecimento em algumas regiões. No entanto, o meteorologista alerta que o excesso de chuva pode afetar as plantações.


Os produtores esperam que as condições climáticas sejam mais homogêneas nas próximas semanas, tanto para as regiões onde as lavouras já estão semeadas, quanto nas regiões que dependem da volta da umidade para começar o plantio.


A preocupação também é que o solo úmido possa dificultar a movimentação do maquinário na lavoura. Isso porque nos primeiros dez dias de outubro, já choveu 77% da média histórica para o mês em Ponta Grossa, segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (SIMEPAR) .


A média dos últimos 22 anos é de cerca de 162 milímetros de chuva no período, mas até domingo passado o município registrou 125,4 milímetro de chuva.


Ouça a reportagem:


bottom of page